São Paulo, quarta-feira, 09 de julho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Basquete vence time da Europa após 6 anos

Seleção masculina faz 86 a 77 na Croácia em amistoso

ADALBERTO LEISTER FILHO
DA REPORTAGEM LOCAL

A seleção masculina de basquete quebrou ontem um incômodo jejum de vitórias contra rivais europeus. A equipe nacional derrotou a Croácia, por 86 a 77, pelo Torneio Acrópolis, em Atenas, preparatório para o Pré-Olímpico Mundial, que começa na próxima segunda.
Hoje, o time pega a Austrália, na rodada final do evento.
O Brasil não ganhava de um pais europeu havia seis anos. Nesse período, a seleção somou 17 reveses contra rivais do velho continente, contabilizando torneios oficiais e amistosos. Os rivais mais freqüentes foram Espanha (quatro jogos) e Grécia (três confrontos).
A última vitória fora contra a Turquia, no Mundial de Indianápolis-2002, por 88 a 86.
O destaque daquela partida, válido pela primeira fase do torneio, foi Marcelinho Machado, autor de uma cesta de três pontos nos segundos finais.
Ontem, o jogador foi um dos cestinhas da seleção, com 12 pontos, juntamente com Murilo e Marcelinho Huertas. Tiago Splitter e Jonathan fizeram 11.
"Nessa fase, ganhar ou perder tem pouca importância. Quero comemorar no dia 19 [data que define as primeiras vagas na Olimpíada]", afirmou à Folha o espanhol Moncho Monsalve, técnico da seleção.
Ontem, a seleção dominou a Croácia nos três primeiros quartos. Com boa distribuição de bolas, o time nacional conseguiu se desvencilhar da marcação adversária, chegando a abrir uma vantagem de 20 pontos no início do quarto período.
No final, porém, a equipe sofreu uma pane ofensiva, precipitando-se em seguidos arremessos de três pontos -desnecessários diante da vantagem brasileira- que não caíam.
A equipe não pontuou nos cinco minutos finais, deixando a Croácia se aproximar no placar. Moncho, que ainda poderia pedir dois tempos para dar instruções ao time e brecar o ímpeto do adversário, preferiu abrir mão da estratégia.
"Não pedi tempo e quis deixar alguns reservas em quadra para dar experiência a eles. É preciso que os jogadores tenham atitude na partida. Durante o Pré-Olímpico, é possível que nossa equipe tenha que enfrentar uma situação dessas", comentou o treinador.


NA TV - Brasil x Austrália
Sportv 2, ao vivo, às 13h30



Texto Anterior: Negócio: Pai aposta em site para reforçar os ganhos com a atleta
Próximo Texto: Pegada: defesa ainda preocupa técnico
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.