São Paulo, sexta-feira, 09 de agosto de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BOXE

Xuxa, abandonado no altar

EDUARDO OHATA
DA REPORTAGEM LOCAL

O brasileiro Edson do Nascimento, o Xuxa, é a versão pugilística da noiva eternamente abandonada no altar: há anos é uma promessa, ranqueado (há bem mais tempo do que Popó, por exemplo), invicto e já teve inúmeras promessas de desafios por títulos, mas nunca chega, de fato, à disputa de um cinturão.
Veja a última surpresa (desagradável) em sua carreira: após mais de um ano como primeiro do ranking dos leves da OMB (Organização Mundial de Boxe), Xuxa, que acreditava que finalmente teria neste ano a chance de enfrentar o campeão, como previsto no regulamento, será, em vez disso, obrigado a ratificar sua posição (ou a arriscar-se a perdê-la).
Xuxa estreou como desafiante oficial do campeão Artur Grigorian na edição de junho de 2001 do ranking da OMB. O estatuto prevê que os campeões têm nove meses para colocar o título em jogo contra o primeiro do ranking.
Mas a OMB agora esquece suas regras. "Xuxa nunca enfrentou ninguém ranqueado. Ele vai ter de fazê-lo antes de lutar pelo título", explica Mario Rivera Martino, um dos dirigentes da OMB.
(Em junho passado, Xuxa assinou novo contrato com o promotor americano Don King, após romper com Ricardo Maldonado, que exerce muita influência na OMB. Sob a tutela do mexicano, Xuxa passou os últimos oito meses sem pisar em um ringue.)
Bom, ninguém nega que Xuxa nunca enfrentou ninguém ranqueado -ou mesmo que passasse perto disso. Mas, nesse caso, a pergunta que fica é, se o brasileiro tinha mesmo de ter enfrentado outro boxeador ranqueado para ser o primeiro do ranking, como é que a OMB manteve Xuxa por mais de um ano como primeiro colocado sem se dar conta disso?
Aliás, em abril passado, a firma promotora de Grigorian, a Universum Box-Promotion, havia confirmado a esta coluna que o brasileiro seria o próximo desafiante de Grigorian e que faltava apenas acertar data e local para o desafio. Posteriormente, voltou atrás: Grigorian tem prevista uma defesa de cinturão para o dia 14 de setembro, na Alemanha. O adversário será o italiano Stefano Zoffi, ex-campeão da AMB.
Mas agora não adianta chorar: há tanta certeza de que um combate entre Xuxa e outro lutador ranqueado será feito que já são citados até prováveis oponentes.
O mais possível, segundo o manager de Xuxa, Mauro Katzeneleson, é que o boxeador enfrente, nos próximos meses, o colombiano Jaime Rangel, sétimo do ranking. "Este oponente foi sugerido pela Don King Productions [firma que promove Xuxa". Uma pessoa de lá me disse que é capaz de Xuxa até nocauteá-lo. Estamos em fase de negociações."
A Don King Productions, até a tarde de ontem, no entanto, não havia acertado o combate. Confirmou, porém, a negociação.
Segundo Martino, outro oponente chegou a ser cogitado para enfrentar o brasileiro, o britânico Bobby Vanzie [décimo colocado no último ranking da OMB".
Para quem está curioso sobre a atual forma de Xuxa, depois de passar curtíssimo período isolado com outros lutadores em um campo de treinamento em Ohio (EUA), com Al Bonani, técnico indicado por King, Xuxa acabou retornando ao Brasil, onde treina sem sparrings adequados ou um treinador da primeira linha.
Algo muito distante da preparação pomposa de uma noiva.

Brasil 1
O Sul-Americano de boxe amador (que integra os Jogos Sul-Americanos) termina no próximo domingo.

Brasil 2
O peso-pesado Daniel Frank (que ganhou notoriedade ao bater um decadente Adilson Rodrigues, o Maguila) enfrentará o ex-campeão dos cruzadores Juan Carlos Gomez, no próximo dia 18, na Alemanha, segundo o empresário Servílio de Oliveira. Outro pugilista brasileiro que participará da mesma programação será Roberto Coelho, veterano meio-pesado que enfrentará o invicto Zsolt Erdel (11 vitórias, oito por nocaute).

Na telinha
A DirecTV transmite hoje em seu canal 303, a partir das 23h, a disputa do título Fecarbox do Conselho Mundial de Boxe, envolvendo os pesos-médios Armando Velardez e Paulino Avitia

E-mail eohata@folhasp.com.br



Texto Anterior: Parreira tenta recuperar a tática do 1º semestre no time corintiano
Próximo Texto: Futebol: Papo com "amigo" define futuro de Scolari
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.