São Paulo, terça-feira, 09 de setembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Federer triunfa nos EUA e salva sua temporada

Suíço conquista seu 13º Grand Slam e fica a um do recorde de Pete Sampras

Ex-número um do ranking, que ainda não havia vencido nenhum grande torneio no ano, derrota algoz de Rafael Nadal sem dificuldades


DA REPORTAGEM LOCAL

O suíço Roger Federer conseguiu salvar sua temporada ontem ao vencer o britânico Andy Murray e conquistar o título do Aberto dos EUA pela quinta vez consecutiva.
Batido por Rafael Nadal na final de Wimbledon e destronado pelo espanhol após 237 semanas seguidas no topo do ranking, Federer não havia ganho nenhum título de Grand Slam em 2008 -isso havia acontecido pela última vez em 2002.
Além de encerrar o incômodo jejum, o suíço atingiu marcas históricas com a vitória de ontem por 6/2, 7/5 e 6/2 em apenas uma hora e 51 minutos.
Foi a 13ª conquista de Grand Slam de Federer, 26, que agora fica a apenas uma de igualar o recorde do americano Pete Sampras, que muitos consideram o grande adversário do suíço na disputa pelo título de maior tenista da história.
Ele chega a seu 13º título em seu 38º Grand Slam. Para atingir a mesma quantidade, Sampras disputou 43 eventos.
Além disso, ao conquistar seu primeiro troféu em quadra dura na temporada, Federer chegou a 37 títulos nessa superfície, um a mais que Sampras.
Apenas o americano Andre Agassi, que foi 46 vezes campeão, triunfou mais do que ele nesse tipo de quadra.
"Vim jogar contra, na minha opinião, o melhor jogador de tênis da história", afirmou Murray, 21, que disputou sua primeira final e tentava o primeiro título de Grand Slam da Grã-Bretanha em 72 anos.
A temporada estava tão ruim para os padrões de excelência do suíço, que, pela primeira vez desde 2002, ele chegava a Nova York com somente dois títulos conquistados no ano, e em campeonatos menores -Estoril (saibro) e Halle (grama).
"Considerando o ano que tive, sinto-me muito feliz agora. Tive que enfrentar muita pressão ao longo da temporada."
Em Nova York, Federer se tornou o primeiro pentacampeão desde Bill Tilden, em 1924. Além disso, ele é o único homem a conquistar cinco títulos consecutivos em dois Grand Slams -foi também campeão de Wimbledon de 2003 a 2007.
Mesmo com os feitos históricos, Federer vai ver Nadal abrir ainda mais vantagem na liderança do ranking, já que o rival defendia as quartas do ano passado e caiu na semifinal diante de seu adversário de ontem.
Mas deixa Nova York com o prestígio restabelecido, já que precisou ouvir muita gente dizer que estava em decadência.
"Isto me fez sentir invencível outra vez. É assim que quero terminar os torneios."

Com agências internacionais



Texto Anterior: Santos: Clube é o quarto no 2º turno do Nacional
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.