São Paulo, quarta-feira, 09 de setembro de 2009

Próximo Texto | Índice

Painel FC

EDUARDO ARRUDA painelfc.folha@uol.com.br

Fogo contra fogo

Causou revolta entre cartolas ligados ao projeto paulista para a Copa-2014 a declaração do secretário--geral da Fifa, Jérôme Valcke, de que São Paulo deve construir um novo estádio. Segundo esses dirigentes, Valcke tem minado o Morumbi porque está envolvido em projeto para a construção de uma nova arena na cidade com um grupo estrangeiro. Lembram também que ele mentiu em ação da Mastercard contra a Fifa por rompimento de contrato. A entidade acertou com a Visa e teve de pagar US$ 90 milhões à ex-parceira.



O protetor. Assim que a declaração de Valcke repercutiu no Brasil, o presidente Lula foi acionado para cobrar explicações do presidente da CBF, Ricardo Teixeira. Os dois, mais o ministro Orlando Silva Jr., reuniram-se ontem.

Terra boa. Na avaliação de quem acompanha o embate entre a Fifa e o São Paulo, a capital paulista é vista pela entidade máxima do futebol como a única cidade com capacidade para dar retorno financeiro a uma nova arena.

Olhos. O São Paulo diz estranhar a posição de Jérôme Valcke sobre o Morumbi. Afirma que o secretário-geral da Fifa critica o estádio sem jamais ter estado lá.

Cinco estrelas. O congresso da Fifa que acontece no final de setembro no Rio de Janeiro será realizado no luxuoso hotel Fasano, em Ipanema. A Fifa escolheu o local e arcará com as despesas.

Casquinha. No banquete da ECA, a associação dos principais clubes europeus, o presidente do Real Madrid, Florentino Pérez, cumprimentou a delegação do Clube dos 13 pela vitória do Brasil sobre a Argentina. E disse que naquele jogo o Real, de Kaká, venceu o Barcelona, de Messi.

Rachou. Parte do elenco do Cruzeiro não suporta mais o técnico Adilson Batista. Reclama de que o treinador tem crucificado publicamente os jogadores, como aconteceu com o volante Fabinho no jogo contra o São Paulo, após derrotas do time. E, quando vence, não divide os méritos.

Medo. Outra reclamação é a de que Adilson amedronta os mais jovens do elenco. Jogadores contam que o técnico "se transformou" após a perda do título da Libertadores.

Corneta. Conselheiros palmeirenses comemoram o polêmico pênalti para o clube contra o Barueri. Dizem que a reclamação do presidente Luiz Gonzaga Belluzzo contra a arbitragem deu certo.

Verba. O COB conseguiu aprovação de R$ 12 milhões no Ministério do Esporte, via lei de incentivo, para a implantação do Centro Olímpico de Desenvolvimento de Talentos, a ser instalado no parque aquático Maria Lenk e no Velódromo, ambos no Rio.

Parceria. O próximo passo é buscar empresas dispostas a se associar ao projeto a partir da dedução do IR. Onze modalidades serão beneficiadas.

Com EDUARDO OHATA , da Reportagem Local, e PAULO COBOS , enviado a Salvador

Dividida

"O Marco Aurélio [Cunha] toma chá de esquecimento. Esqueceu o pênalti escandaloso no Diego Souza, no Palestra, contra o time dele"

Do diretor de futebol do Palmeiras SAVÉRIO ORLANDI , sobre o superintendente são-paulino, que insinuou favorecimento ao Palmeiras


Próximo Texto: Resolvida, seleção põe em campo seus "mortais"
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.