São Paulo, segunda-feira, 09 de outubro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Santos vence e mira o líder São Paulo

Vitória de 1 a 0 sobre o Grêmio rendeu 2º lugar na classificação; time tenta agora reverter desvantagem de sete pontos

Santos 1
Grêmio 0

TONI ASSIS
DA REPORTAGEM LOCAL

Num jogo com chuva, expulsões e catimba, o Santos venceu o Grêmio ontem por 1 a 0 na Vila Belmiro, abraçou a segunda colocação e é o novo perseguidor do líder São Paulo neste restante de Brasileiro.
Com 49 pontos, um a mais que os gaúchos, a missão dos santistas é ingrata em relação ao rival do Morumbi: precisa reverter uma desvantagem de sete pontos para obter seu terceiro título neste século.
Na próxima rodada, no final de semana, tanto Santos como Grêmio vão ser visitantes no Brasileiro. O time de Luxemburgo viaja até o Rio para enfrentar o Botafogo, enquanto os gaúchos fazem duelo contra o São Caetano no Anacleto Campanella. Já o São Paulo recebe o Juventude dentro de casa.
O Santos tem ainda uma outra pedreira, já que na quarta-feira recebe o San Lorenzo pela Copa Sul-Americana. Para seguir no torneio internacional, os santistas precisam de uma enxurrada de gols a fim de seguir no torneio, pois perderam a partida de ida por 3 a 0.
Ontem, para um jogo que envolvia dois concorrentes diretos à perseguição do líder São Paulo, o primeiro tempo foi muito fraco tecnicamente.
Os dois times concentraram as ações no meio-campo, mas os seguidos erros de passe impediam uma progressão ofensiva. Assim, um dos raros momentos de perigo foi num erro de reposição com os pés do goleiro santista Felipe. Após rebatida, Hugo chutou cruzado, e quase abriu o placar.
O Grêmio entrou muito defensivo, deu campo ao Santos, mas mesmo com espaço para criar, o time de Luxemburgo não empolgava. A bola queimava os pés de Tabata e Tiuí e até Kléber se confundia no momento do apoio. Sem jogadas de penetração, os dois times foram mal até nas finalizações.
Dos sete arremates que deu, o time da Vila só mandou um no alvo. Já o Grêmio errou todos os seis chutes que deu.
Mas o lance que mudou a partida veio numa cobrança de falta. Cléber Santana acertou o travessão com um chute forte. A bola subiu e Domingos subiu mais para, de cabeça, abrir o placar, aos 34min.
A vantagem deu confiança ao Santos, que passou a atacar pelos lados. A equipe perdeu duas boas chances com Jonas e Cléber Santana -o mais acionado na etapa inicial com 28 bolas-, mas foi para o intervalo sem conseguir ampliar a vantagem.
Na etapa final, o jogo esquentou logo no início. Hugo e Domingos se estranharam em disputa de bola e foram expulsos.
Com mais espaço para atuar, o Santos foi outro a partir de então. Envolvente e com toques rápidos, os santistas prenderam o Grêmio em seu campo. Dênis e Jonas tiveram duas chances claras.
Quando conseguia ir ao ataque, o time gaúcho deixava espaços para Tiuí e Jonas.
Apesar do controle do jogo, o final da partida foi dramático. Luxemburgo tirou Kléber para segurar a bola e reforçar a marcação. Na base do desespero, o Grêmio foi com tudo para frente e, no minuto final, perdeu a chance do empate num escanteio. Bruno Telles jogou na área, e Alessandro, livre, acabou desperdiçando a chance do empate na Vila Belmiro.


Texto Anterior: Juca Kfouri: Melhor ainda para o São Paulo
Próximo Texto: Luxemburgo: Domingos mereceu vermelho
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.