São Paulo, terça-feira, 09 de outubro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pleito pode ser impedido por liminares

DA REPORTAGEM LOCAL

Dois sócios do Corinthians entraram com ação para tentar impedir a eleição no clube, que deve começar às 20h. O associado Rolando Wohlers, conhecido como Ciborgue, entrou com pedido de liminar na 4ª Vara Cível do Tatuapé alegando que os conselheiros vitalícios eleitos depois de 1975 foram empossados indevidamente.
Ele questiona também a posse dos cem conselheiros quadrienais indicados por Alberto Dualib neste ano.
Em outra ação, de Caetano Matanó, que está na 2ª Vara Cível do Tatuapé, há o questionamento sobre os artigos 45 e 95 do estatuto corintiano. O primeiro diz que, caso o cargo de presidente fique vago, o vice deve substituí-lo se mais da metade do atual mandato já tiver sido cumprido, o que de fato ocorreu.
Já o artigo 95 prevê a realização de novas eleições se faltar mais de seis meses para o término do mandato, que, neste caso, se encerra em fevereiro de 2009.
Conselheiros do clube, porém, não temem essa ação. Estão mais preocupados com a de Ciborgue.
Advogados ligados a Andrés Sanches foram conversar o juiz que está com a ação ontem. Hoje, até as 13h, ele deve ter uma decisão.
Caso Ciborgue tenha êxito, os três candidatos, que se tornaram vitalícios depois de indicação de Dualib, não poderão concorrer.
Alguns dirigentes questionam a ação de Ciborgue. Dizem que a questão dos cem conselheiros quadrienais indicados por Dualib foi apreciada pela Justiça em primeira instância, quando Ciborgue obteve decisão favorável. Dualib recorreu, e o caso está na segunda instância.
Esses cem conselheiros fazem parte do universo de 397 -197 vitalícios e outros cem quadrienais eleitos pelos sócios-, que elegerão hoje o novo presidente.
A eleição é feita por meio de voto secreto. As três chapas foram registradas ontem.


Texto Anterior: Dualib "assombra" eleição corintiana
Próximo Texto: Entrevista: Andrés afirma que cuidará do time de futebol
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.