UOL


São Paulo, domingo, 09 de novembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O PERSONAGEM

"Dixie" Dean se perpetua como o homem de 60 gols

DA REPORTAGEM LOCAL

Se marcar 30 gols em um Nacional já pinta como um desafio, anotar 60 tentos em um só campeonato parece impossível. Mas não é. Wil-liam Ralph ""Dixie" Dean virou um mito na Inglaterra até maior que o mito dos 30 gols que impera na Itália.
Ele conseguiu a proeza de marcar 60 gols no Campeonato Inglês de 1928. Com a camisa do Everton, clube que defendeu por 13 anos, ele precisou de 39 jogos para realizar o feito histórico.
""Dixie", que teria ganho esse apelido devido aos seus cabelos crespos (não gostava do modo como era chamado), é considerado por muitos o maior goleador da história do futebol inglês. Foi artilheiro do Nacional apenas duas vezes (marcou 44 gols em 1932), mas os seus números impressionam.
Nos primeiros 198 jogos de sua carreira, fez 200 gols. No total, teria balançado as redes 473 vezes (383 tentos pelo Everton). Pela seleção inglesa, consta que ele disputou 16 partidas e fez 18 gols.
Morreu em 1980, quando acompanhava um clássico Everton x Liverpool. (RBU)


Texto Anterior: Brasileiros são hábeis em bater marca na Europa
Próximo Texto: Futebol - Rodrigo Bueno: Nelson
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.