São Paulo, segunda-feira, 09 de novembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ronaldo comanda vitória e encerra seu "ano paulista"

Na primeira temporada no Corinthians, atacante registra melhor desempenho nas estatísticas contra equipes de SP

Corinthians 2
Santo André 0

LUCAS REIS
DA REPORTAGEM LOCAL

Se a torcida do Corinthians comemora o sucesso de Ronaldo, deve agradecer principalmente aos adversários paulistas. Ontem, no Pacaembu, o artilheiro fez o primeiro gol do time na vitória por 2 a 0 sobre o Santo André, no último confronto paulista do Corinthians em 2009, selando o ano "estadual" do atacante.
Foi o 11º gol do camisa 9 neste Campeonato Brasileiro, o quarto contra um adversário do Estado de São Paulo.
O aproveitamento "local" também é melhor: Ronaldo entrou em campo cinco vezes contra paulistas e marcou quatro gols, o que dá uma média de 0,8 gol por jogo. Contra times de outros Estados, ele atuou 12 vezes e fez sete tentos, o que dá 0,58 gol de média por partida.
Considerando toda a temporada, Ronaldo somou seu 20º gol. Metade deles contra paulistas: seis no Estadual e quatro no Brasileiro. Pela Copa do Brasil, disputou oito jogos, nenhum deles contra times de São Paulo, e marcou três vezes, em uma média de 0,37.
O triunfo de ontem, complementado com um tento de Dentinho na segunda etapa, foi o jogo em que menos torcedores assistiram a Ronaldo no Pacaembu: 17.995 pessoas viram a 13ª vitória do Corinthians.
Pela primeira vez o atacante atraiu menos de 20 mil torcedores em jogos com mando do clube nesta temporada.
O Corinthians chegou aos 49 pontos e continua em contagem regressiva para o fim do campeonato no qual praticamente cumprirá tabela.
Porém Ronaldo e seus companheiros podem ser decisivos para a definição do título, já que enfrentarão Flamengo e Atlético-MG nas últimas rodadas.
O gol de Ronaldo foi marcado aos 36min do primeiro tempo, quando o Corinthians via o Santo André, lutando contra a zona da degola, crescer no jogo e perder boas chances.
O atacante corintiano recebeu bola na entrada da área, pedalou em cima do volante Fernando e bateu forte, de pé esquerdo, no ângulo direito do goleiro Neneca.
Os visitantes levavam perigo nas bolas aéreas do veterano Marcelinho Carioca, ovacionada pela torcida da casa ao entrar no gramado. Porém o Santo André esbarrou na boa marcação corintiana e na falta de pontaria dos seus atacantes.
No segundo tempo, o Corinthians continuou melhor e quase fez o segundo com Defederico aos 3min, em chute que passou raspando a trave direita.
O argentino ainda teve nova chance aos 9min em chute que passou rente à trave depois de passe de cabeça de Jorge Henrique dentro da área.
Aos 15min, o técnico Mano Menezes tirou Edno, que não vinha bem, e, a pedidos da torcida, colocou Dentinho.
O Corinthians ficou mais rápido e definiu o placar aos 30min. Ronaldo recebeu passe na entrada da área e rolou para Dentinho, que tocou rasteiro, no canto direito. Ronaldo ainda teve a chance de fazer o terceiro aos 34min, quando disparou livre em direção ao gol, mas foi impedido por Neneca.
Até o fim do jogo, o Santo André buscou o gol, mas o Corinthians se defendeu bem, esboçando contra-ataques.
O Corinthians volta a jogar no próximo domingo, contra o Avaí, na Ressacada. Já o time do ABC vive momento delicado. Com 35 pontos, segue na zona de rebaixamento e terá de vencer seus quatro jogos que lhe restam para não ser rebaixado. O Santo André enfrenta o Goiás, em Goiânia, também no próximo domingo.


Texto Anterior: Santos: Mais uma vez, Neymar deve ficar na reserva
Próximo Texto: Motivação: "Decisões" embalam time
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.