São Paulo, sábado, 09 de dezembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

garimpo no escuro

Elite busca homem-gol na periferia

Após Brasileiro com pior artilharia da era dos pontos corridos, times negociam com goleadores das divisões de acesso

São Paulo teve atacante da Série C na campanha do tetra e agora está de olho em Marcelo Nicácio, da quarta divisão do Paulista

PAULO COBOS
DA REPORTAGEM LOCAL

Os clubes da elite do país procuram em gramados menos cintilantes os goleadores que faltaram no último Brasileiro.
Divisões de acesso do Nacional e até de torneios estaduais viraram fornecedores para equipes que acabam de disputar um campeonato em que o principal homem-gol faria feio em outras edições.
O atacante Souza, do Goiás, foi o artilheiro do Brasileiro recém-encerrado com a baixa média de 0,57 gol anotado por partida -a menor, com folga, da era dos pontos corridos.
O cenário fica mais turvo pela falta de dinheiro quase generalizada. E o jeito é garimpar gente com pouca fama.
A lista de negócios fechados já é respeitável. A principal contratação do Cruzeiro até agora para a próxima temporada é o meia-atacante Leandro Domingues, vice-artilheiro da Série C pelo Vitória, com 15 gols. Pela metade dos direitos federativos do atleta, o clube mineiro pagou R$ 800 mil.
Da mesma pouca divulgada terceira divisão vem a esperança do Grêmio para fazer gols na próxima temporada. O clube gaúcho já apresentou o atacante Douglas, que marcou sete gols pelo América-MG na Série C. Ele já foi comparado a Fred, que hoje está no Lyon e também começou a carreira no clube de Belo Horizonte.
"Fred é Fred, Douglas é Douglas. Eu quero fazer a minha história. Mas vi Fred jogando, e tomara que a minha carreira seja como a dele", afirmou o novo jogador gremista.
O atacante Jaílson não é nenhum novato -já completou 25 anos. Mas só depois dos 17 gols que marcou pelo Paulista de Jundiaí na Série B despertou o interesse de um grande.
A partir de janeiro, ele defenderá o Corinthians, clube que contratou os milionários Tevez e Nilmar nos tempos gordos da MSI. "Vou arrebentar", promete Jaílson, que marcou oito vezes nas últimas duas rodadas da segunda divisão do Nacional.
O São Paulo, que já nesta temporada foi buscar o grandalhão Edgar no Joinville (Série C), pode ter um reforço para o ataque de um campeonato ainda mais modesto.
Autor de 25 gols no torneio que equivale à quarta divisão do Campeonato Paulista, Marcelo Nicácio está no radar do clube do Morumbi para 2007.
O Santos é outro grande paulista com antena ligada ao que aconteceu fora da elite. Vavá, do Ceará, está cotado para defender o clube no ano que vem, assim como Felipe, do Náutico, está perto do Goiás.
O maior artilheiro das três divisões do Brasileiro também se encontra próximo de um emprego num clube da elite.
Vanderlei, que marcou 21 gols pelo Gama na Série B, está nos planos de pelo menos três clubes que vão estar na primeira divisão em 2007: Atlético-PR, Paraná e Atlético-MG -este último deve levar. Os mineiros, aliás, tratam de recompensar o seu próprio goleador de "segunda divisão": Marinho, que balançou as redes 17 vezes na campanha na Série B.


Texto Anterior: Painel FC
Próximo Texto: Atacantes do país penam no exterior
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.