São Paulo, domingo, 09 de dezembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ação "olímpica" dispara em NY

Papéis de empresas que vincularam suas marcas a Pequim-08 têm valorização maior que 'blue chips'

Somados, 12 principais patrocinadores dos Jogos desembolsaram R$ 1,5 bilhão para se associar ao evento esportivo

ALEC DUARTE
DA REPORTAGEM LOCAL

As ações de empresas que vincularam sua marca aos Jogos Olímpicos de Pequim-08 dispararam no Dow Jones, índice que mede o desempenho dos papéis negociados na bolsa de valores de Nova York.
Até novembro deste ano, os parceiros, patrocinadores ou fornecedores do evento esportivo deram um retorno de 34% para seus investidores. O número é mais do que o triplo do que renderam as "blue chips" -os títulos de primeira linha, ou seja, de empresas com histórico altamente confiável e rentável no mercado de risco.
Juntos, os integrantes do "clube olímpico" da bolsa norte-americana -um grupo de 33 empresas de nove países- teriam hoje, de acordo com essa variação, um valor de mercado superior a R$ 3,5 trilhões.
O faro por oportunidades e bons negócios fez o Dow Jones criar um índice específico para mensurar a performance dos papéis das empresas que terão algum tipo de relação comercial com o Comitê Olímpico Internacional na China (a Olimpíada será realizada entre 8 e 24 de agosto do ano que vem).
No momento ainda não é possível investir na carteira como um todo, apenas individualmente, comprando ações de gigantes como Coca-Cola, Adidas e Samsung. A intenção dos criadores do índice é ofertá-lo a investidores em breve.
Oficialmente, o COI não tem nenhuma ligação com a criação do índice olímpico ou a oferta de ações de seus parceiros na bolsa de valores.
Hoje, o comitê possui 12 patrocinadores globais -dois deles, Kodak e Lenovo, anunciaram que abandonarão o barco após os Jogos de Pequim.
Somada, a dúzia de multinacionais desembolsou R$ 1,5 bilhão para se associar ao evento esportivo, cuja audiência televisiva estimada é de 4 bilhões de espectadores em 2008 (1 bilhão a mais do que o recorde histórico registrado na Olimpíada de Atenas-04).
O COI, que vende suas cotas embaladas num pacote que inclui, além dos Jogos de verão, a competição de inverno (em 2006 ela ocorreu na cidade italiana de Turim) já se mexeu para substituir os "desertores".
Apenas dois dias depois de a Lenovo anunciar a mudança de destino de suas verbas publicitárias, o comitê fechou com a Acer, terceiro maior fabricante mundial de computadores.
A companhia teria pago R$ 177 milhões pelos direitos de figurar ao lado dos símbolos olímpicos, além de fornecer todos os equipamentos de informática que serão utilizados em Vancouver-10 (inverno) e Londres-12 (verão).

Texto Anterior: F-1: Alonso acertou com Renault, diz jornal
Próximo Texto: Adeus: Kodak abandona a Olimpíada
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.