São Paulo, Segunda-feira, 10 de Janeiro de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AUTOMOBILISMO
Equipes começam a apresentar os carros de 2000

Williams abre temporada dos flashes e dos sorrisos na F-1


RODRIGO FRANÇA
da Reportagem Local

A equipe Williams apresenta oficialmente hoje o modelo que irá usar na temporada 2000 da F-1. É o primeiro time a promover um evento para mostrar o carro que usará no próximo ano.
Nessa época de lançamentos, imagem é tudo. Por isso, o que não falta são sorrisos, aperto de mão entre pilotos rivais e anúncio de metas promissoras para o ano.
É a tentativa de impressionar mídia, fãs e patrocinadores. Tanto esforço, por vezes, revela-se um tanto constrangedor ao final do ano, como no caso da BAR em 99. A equipe, em que corre o brasileiro Ricardo Zonta, apresenta o seu modelo 2000 no dia 24, aos pés do Big Ben -um dos pontos turísticos mais concorridos de Londres.

Marketing
Com tanto marketing em cena, o lançamento do carro não significa que a equipe está adiantada.
A própria Williams, pioneira na apresentação, só testa o modelo 2000 em meados de janeiro. Outro exemplo é a McLaren, que só mostra seu carro em fevereiro -e que, nem por isso, deixará de brigar pela liderança neste ano.
Já outros times seguem a tendência oposta. Põem o carro de 2000 na pista primeiro para depois fazer a apresentação à imprensa. É o caso da Sauber e da Jaguar (ex-Stewart).
A definição da data, no entanto, pode ser um indício do grau de organização do time: a Minardi nem mesmo informou seu motor e um de seus pilotos para este ano. Assim, não há data marcada para a exibição oficial do carro.
A apresentação também serve para introduzir ao público as novas cores do time.
Esse é o caso da Williams, que perdeu o patrocínio tabagista da Winfield. O time deve correr com as cores da BMW, fornecedora de motores e que deve ser a principal marca exposta nos carros.
O pioneirismo da Williams no lançamento também está sendo encarado como uma forma de confirmar ou até angariar possíveis patrocinadores.
Especula-se que a Compaq, do setor de computadores, estaria interessada.
Quem também deve apresentar novas cores ao público é a Jaguar, a antiga equipe Stewart.
O verde escuro apresentado no anúncio do projeto Jaguar, no final do ano passado, deve ter sua tonalidade alterada por conta dos maus resultados apresentados na TV.
O lançamento do carro será no dia 25. Essa também era a data prevista para a apresentação da Ferrari. A coincidência, no entanto, fez com que o time italiano adiasse a data para o dia 28. O motivo é simples: não dividir as atenções com a equipe inglesa.
Certo mesmo é que a apresentação simbolizará a "foto oficial" dos companheiros Michael Schumacher e Rubens Barrichello.
Não é difícil imaginar que, como de costume em lançamentos, o clima entre os dois seja ameno e até brincalhão. Mesmo que não seja autêntico, o importante é que o sorriso saia bem na foto.


Texto Anterior: Francês é o número um "virtual"
Próximo Texto: Barrichello é o terceiro na Espanha
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.