São Paulo, quarta-feira, 10 de março de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ronaldinho joga cartada decisiva para ir ao Mundial

Brasileiro é a maior esperança do Milan ante o Manchester United e precisa de atuação de gala para convencer Dunga

Ex-melhor do mundo tem no desafio pela Copa dos Campeões a sua grande chance de mostrar que pode jogar o Mundial da África

RODRIGO BUENO
DA REPORTAGEM LOCAL

David Beckham, 34, e Ronaldinho, 29, terão hoje um dos mais duros desafios de suas vitoriosas e badaladas carreiras.
Para o meia-atacante inglês, reconhecido pela sua beleza e por ser o rei do marketing no futebol, a missão é "só" eliminar o Manchester United no estádio Old Trafford, pela Copa dos Campeões. Para o meia- -atacante brasileiro, além dessa missão, é preciso fazer algo muito especial, que convença Dunga a levá-lo para a Copa.
Mesmo "trintão" e atuando parte da temporada na ainda limitada liga norte-americana, Beckham deve figurar no Mundial da África do Sul. Já o ex- -melhor do mundo, em idade que é apontada por muitos como a do auge do futebolista, depende de um milagre para servir à seleção brasileira na Copa.
Na partida de ida, em Milão, o Manchester United, atual tricampeão inglês, já venceu o Milan por 3 a 2 e pode até perder hoje por 1 a 0 ou 2 a 1 que avançará para as quartas de final do principal interclubes europeu.
Beckham vive um drama pessoal, pois foi criado como jogador profissional por Sir Alex Ferguson nos "Diabos Vermelhos". Campeão europeu em 1999 pelo clube de seu coração, ele foi recebido com festa por milhares de torcedores em Manchester: "Beck is back!".
Mas a esperança remota de classificação do Milan passa especialmente por um dia dos mais inspirados de Ronaldinho. "É o jogador de maior potencial, ele que é capaz de fazer diferença com a sua magia", disse Silvio Berlusconi, chefe do governo italiano e milanista.
O Milan tem vários "trintões", uma marca desde seu último título europeu, em 2007, e alguns de seus veteranos são requisitados por suas seleções. São os casos, por exemplo, dos italianos Gattuso, 32, Pirlo, 30, e Zambrotta, 33. Nesta, 33, deixou a seleção porque quis.
Pela idade, Ronaldinho ainda poderia jogar muito bem a Copa de 2014, no Brasil, mas ele tem apelado, até pelo Twitter, para ter uma nova chance com Dunga em 2010. Há quem diga que é uma estratégia do treinador da seleção não chamá-lo nas últimas convocações para deixá-lo ainda mais motivado.
Hoje, com os olhos do mundo em seu futebol, Ronaldinho terá a grande, e talvez última, chance de convencer seus críticos de que pode ir ao Mundial.
No final de semana, em uma "decisão" do Italiano contra a Roma, ele não foi bem. Também não brilhou na "decisão" contra a Inter no returno. Mas tem se destacado em vários jogos do Milan na temporada. É o vice-artilheiro do time no Italiano, com nove gols, e o goleador da equipe na Copa dos Campeões, com três tentos.
"Ele deve estar convencido de que precisa jogar mais na frente e buscar ser mais decisivo", declarou Berlusconi.
Outra ponta de otimismo do Milan está na condição de Rooney, principal astro do Manchester United na atualidade. O atacante inglês não atuou no fim de semana, contundido, e jogará hoje no sacrifício.


NA TV - Manc. United x Milan
Band e ESPN, às 16h45




Texto Anterior: Tostão: Desaparecimento
Próximo Texto: Inglaterra: Grampo gera investigação e novo escândalo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.