São Paulo, sábado, 10 de abril de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Holyfield legitima Maguila como campeão mundial

Americano, que há 20 anos aplicou brutal nocaute em brasileiro, luta por cinturão de 2ª linha que foi de ex-rival

Tetracampeão enfrenta o sul-africano Frans Botha pelo título da Federação Mundial de Boxe, nos EUA, na próxima madrugada

DA REPORTAGEM LOCAL

O brasileiro Adilson ""Maguila" Rodrigues foi, de fato, campeão mundial de boxe. Quem legitima o reinado de Maguila no topo dos pesos-pesados é o tetracampeão mundial Evander ""Real Deal" Holyfield, 47.
O americano luta hoje pelo espólio de Maguila, 51, o cinturão da Federação Mundial de Boxe, entidade tida como de segunda linha. Holyfield desafia, em Las Vegas, o sul-africano Frans Botha, dono do título. O duelo será exibido no Brasil, em pay-per-view, a partir das 23h.
""Eu definitivamente me considerarei campeão mundial de novo [se ganhar o cinturão]", argumentou Holyfield à Folha.
Ao ser questionado pela reportagem se, pelo mesmo raciocínio, considera que Maguila foi também campeão mundial, o americano foi enfático.
""Sim, sim, sim. Achei que esse cinturão tivesse sido criado [recentemente] na África do Sul. Mas, se ele foi campeão da FMB, ele é campeão também."
Maguila conquistou o título da federação ao superar, por pontos, em São Paulo, o inglês Johnny Nelson, que tinha 25 vitórias, 10 derrotas e 1 empate no cartel. Nelson havia batido o samoano Jimmy Thunder.
A FMB é uma entidade do segundo escalão no mundo do pugilismo. Está ao lado de federações sem grande expressividade como IBA (Associação Internacional de Boxe), IBO (Organização Internacional de Boxe), WBB (Junta Mundial de Boxe), entre diversas outras.
Os principais cinturões são os de CMB (Conselho Mundial de Boxe), AMB (Associação Mundial de Boxe), FIB (Federação Internacional de Boxe) e OMB (Organização Mundial de Boxe), entidades com mais status por conta de sua tradição, dos países a elas filiados e da qualidade de seus campeões.
Além de Maguila, outros brasileiros foram durante a década de 90 campeões pela FMB: Luciano ""Todo Duro" Torres, Reginaldo ""Holyfield" Andrade e Francisco Tomás da Cruz.
Apesar de reconhecer o reinado de Maguila, Holyfield faz questão de apontar ressalva.
""Não acho que seja o cinturão que faz a pessoa. O povo não pergunta que cinturão você tem, mas quem você é. Sou conhecido no mundo todo, acho que serei um grande representante da FMB", afirma.
Holyfield lembra de seu duelo com Maguila, que ocorreu há mais de duas décadas.
Na oportunidade, após um bom primeiro assalto de Maguila, Holyfield impôs ao brasileiro um dos nocautes mais brutais da história, causando espasmos em suas pernas.
""Eles [dirigentes do CMB] pediram que enfrentasse Rodrigues para ter a chance de pegar Mike Tyson. Ele [Maguila] estava no caminho", diz Holyfield. ""Naquela luta, ele chegou com fama de pegador. Acertei- -o antes de ele me acertar."
Frans Botha, adversário de Holyfield, também já foi campeão mundial dos pesos-pesados. (EDUARDO OHATA)

Texto Anterior: Ronaldinho já era na rua mais famosa de Barcelona
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.