São Paulo, domingo, 10 de maio de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Button copia Barrichello e crava 3ª pole em 2009

Inglês usa acerto de colega de equipe, que sairá em 3º no GP da Espanha de F-1

Liderança no grid vem de maneira inesperada, já que piloto abriu volta lançada a apenas 2s do encerramento do treino de classificação

Andreu Dalmau/Efe
Rubens Barrichello, terceiro no grid do GP da Espanha, Jenson Button, seu colega de Brawn GP e pole position hoje, e Sebastian Vettel, da Red Bull, que larga em segundo, acenam após o treino oficial

TATIANA CUNHA
ENVIADA ESPECIAL A BARCELONA

Na sessão mais disputada do ano até aqui, Jenson Button conquistou a pole position para o GP da Espanha, que acontece hoje, a partir das 9h.
A seu lado, na primeira fila, o líder do Mundial terá a companhia do alemão Sebastian Vettel, da Red Bull. Rubens Barrichello, seu companheiro na Brawn GP, larga em terceiro.
Mas, apesar de sua superioridade em 2009, a terceira pole do piloto inglês na temporada (a sexta da carreira) veio de maneira inesperada ontem.
Sem ter encontrado ainda o acerto para seu carro desde que o time estreou, anteontem, seu novo pacote aerodinâmico, o inglês acabou "clonando" o de Barrichello. Deu certo.
"Quando cruzei a linha de chegada em primeiro fiquei surpreso ao saber que tinha feito a pole", declarou Button.
"Como eu não estava tão bem, olhamos o acerto do Rubens e pegamos algumas coisas, o que acabou ajudando bastante. Posso dizer que estou contente pelo Rubens ter sido rápido o final de semana todo porque isso me ajudou."
Para ficar com o primeiro posto em Barcelona, onde desde 2001 quem larga na frente vence, Button também contou com a sorte. Ele abriu sua volta lançada a apenas dois segundos do encerramento da sessão de classificação e, por muito pouco, não perde a chance de ter seu tempo cronometrado.
Tanto que, depois de cruzar a linha de chegada, seu engenheiro o parabenizou via rádio e pediu desculpas por quase ter colocado tudo a perder por ter atrasado sua saída para a pista.
"As coisas poderiam ter saído muito mal por causa disso."
Não por coincidência, enquanto Button não parava de sorrir durante a entrevista coletiva pós-classificação, a seu lado, Barrichello não conseguia esconder a decepção.
"Não vou dizer que estou feliz porque eu imaginava ter ficado com a pole", afirmou o brasileiro, que só saiu na frente do companheiro de equipe uma vez neste ano -na China.
"Fiquei surpreso pelos acontecimentos porque estava muito esperançoso depois da segunda parte da classificação", completou Barrichello, que cravou o melhor tempo da sessão de ontem justamente neste trecho: 1min19s954.
Segundo ele, a única coisa que pode ter lhe atrapalhado foi o fato de ter ido um pouco antes que os adversários à pista marcar seu tempo. "Acho que isso pode ter custado a pole."
Mas, apesar dos sentimentos opostos dos pilotos da Brawn após a sessão que definiu o grid de largada em Barcelona, ambos concordaram num ponto.
"Tenho que pelo menos ficar contente porque nosso carro andou pra frente com esse novo pacote", falou Barrichello.
"Certamente nós demos um passo à frente, mas não sei se ainda temos a mesma vantagem para os outros", falou Button, que elogiou muito o desempenho da Ferrari, que colocou Felipe Massa em quarto.
"Eles foram surpreendentemente rápidos na segunda parte do treino, têm o Kers [sistema que armazena e transforma a energia desperdiçada das freadas em potência], por isso acho que vai ser uma corrida bem difícil", disse, antes de emendar: "Não acho que amanhã [hoje] eu vá estar neste mesmo lugar que estou hoje".


NA TV - GP da Espanha
Globo, ao vivo, às 9h


Texto Anterior: Paulo Vinicius Coelho: Campeão ou sobrevivente?
Próximo Texto: Frase
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.