São Paulo, sábado, 10 de junho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pela 1ª vez, Inglaterra põe polícia no exterior

Iniciativa pretende evitar que hooligans ajam na Copa

DO ENVIADO A FRANKFURT

Para ajudar a polícia alemã no controle dos hooligans ingleses, pela primeira vez a polícia britânica participa de uma ação fora do Reino Unido.
""Estamos acompanhando os torcedores ingleses desde o aeroporto de Frankfurt. E estamos ajudando a polícia alemã no trabalho de inteligência", afirmou Steve Thomas, chefe da polícia britânica que está na Alemanha para a Copa.
Cerca de 40 mil torcedores ingleses viajaram para a Alemanha. Pelo menos 30 mil estarão hoje no estádio em Frankfurt para acompanhar a estréia da equipe, contra o Paraguai. O temor maior fica por conta dos cerca de 10 mil torcedores que não têm ingresso.
Nas ruas da cidade, centenas de ingleses caçam ingressos, que são vendidos por até 650 (R$ 1.885). Essa movimentação também tem sido acompanhada por policiais com o fardamento britânico, que inclui os tradicionais capacetes negros.
""Estamos bem seguros. E a polícia alemã tem sido muito amigável. A torcida inglesa não é violenta. O que acontece às vezes são problemas por causa da bebida", disse Kevin Miles, presidente de uma associação de torcedores da Inglaterra.
A seleção inglesa chegou ontem a Frankfurt, e houve aumento considerável no policiamento. As praças estão tomadas por ingleses e suas bandeiras. Apesar da rivalidade antiga com os alemães, não haviam sido registrados até ontem à tarde grandes problemas.
A prefeita de Frankfurt, Petra Roth, disse que a cidade ""celebra uma grande e pacífica festa na melhor tradição inglesa". Foi criada para os ingleses até ""embaixada para torcedores de futebol" em Frankfurt.
Porém, à noite, a polícia teve mais trabalho. Em meio às comemorações de torcedores alemães pela vitória sobre a Costa Rica, confusões aconteceram em praças no centro da cidade. Ingleses e alemães foram até separados -os donos da casa, eufóricos, passeavam com carros e motos buzinando e exibindo suas bandeiras.
Comerciantes locais, especialmente por causa da grande venda de cerveja, vinham elogiando a invasão inglesa à cidade -depois de Frankfurt, o English Team atua em Nuremberg e Colônia na fase inicial.
Pelo menos 125 torcedores ingleses proibidos de entrar em estádios tiveram planos de viajar para a Alemanha frustrados pela polícia britânica. Porém cinco conhecidos hooligans teriam burlado a segurança e estariam no país. (RODRIGO BUENO)


Texto Anterior: Estréia: Maus resultados viram tradição
Próximo Texto: Racismo: Fifa pune manifestações em estádio, e Justiça libera na rua
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.