São Paulo, domingo, 10 de junho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Equipe de Bernardinho vence e abre maratona

Seleção masculina de vôlei derrota Coréia por 3 sets a 0

MARIANA LAJOLO
DA REPORTAGEM LOCAL

A seleção masculina vôlei irá encarar uma árdua maratona de 40 dias de agora até os Jogos Pan-Americanos. A maior parte dela, entre aeroportos, climas e continentes diferentes.
Após bater a Coréia do Sul, ontem, por 3 sets a 0 (25/22, 25/19 e 25/14), no Ibirapuera, a equipe vai para o Rio. Treinará por alguns dias e seguirá para Belo Horizonte, onde pegará o Canadá no fim da semana.
Depois, só voltará a pisar no Brasil já com o Pan inaugurado. As finais da Liga Mundial serão de 11 a 15 de julho, na Polônia.
Para amenizar o desgaste, principalmente psicológico, Bernardinho quer levar as famílias dos atletas para ficarem com eles nos dias de "folga" no Rio, antes da entrada na Vila.
"Eles não terão férias, vão continuar treinando, mas seria bom terem os familiares por perto. Isso ajuda a quebrar o estresse e o cansaço. É muito importante", disse Bernardinho.
A decisão de levar as famílias ao Rio foi tomada de comum acordo entre os jogadores e o treinador, que, nos dois jogos contra a Coréia do Sul, esteve acompanhado da mulher, Fernanda Venturini, e da filha, Júlia. Bruninho, seu outro filho, é levantador da seleção.
"Na Liga, a gente viaja muito, mais do que cantor sertanejo. Estamos sempre com o grupo, longe de casa. Não são todos os técnicos que têm essa flexibilidade do Bernardo. Vai ser bom para matar a saudade", afirmou o levantador Marcelinho.
Bernardinho espera conseguir a vaga o mais cedo possível, não só para ter mais tranqüilidade antes das finais mas também para fazer todos os testes que ainda planeja no time.
O treinador quer levar 16 jogadores para as viagens, mas ainda depende do aval financeiro da CBV -geralmente a equipe tem 12 atletas.
Até o líbero Escadinha, que se recupera de uma cirurgia no joelho, deve ir para o exterior -a equipe enfrenta ainda Canadá e Finlândia, fora de casa. A expectativa é que ele já tenha condições de entrar em quadra a partir do dia 20.
Para os jogos em BH, o levantador Ricardinho, o ponta Dante e o oposto André Nascimento deverão ser utilizados.
Ontem, Bernardinho entrou em quadra contra a Coréia do Sul com várias mudanças em relação ao primeiro confronto.
Bruninho deu lugar a Marcelinho, Murilo, a Nalbert , e Samuel entrou na vaga de Roberto Minuzzi. O atleta, que vinha atuando como oposto, jogou na ponta. Até o meio Éder teve chance durante o jogo.
"No começo, sempre dá um pouco de problema. A gente treina com diferentes formações, mas no jogo é diferente. Temos de ter paciência para nos adaptarmos mais rapidamente às mudanças", afirmou o meio-de-rede Gustavo.


Texto Anterior: Tostão: A versão, a fantasia e o fato
Próximo Texto: Basquete: Em baixa na televisão, NBA faz segundo jogo da decisão
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.