São Paulo, Sábado, 10 de Julho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Assinante vê Esporte imparcial

da Reportagem Local

A Folha não tem preferência por nenhum clube de futebol para 73% dos 918 assinantes residentes na Grande São Paulo ouvidos pelo Datafolha.
A pesquisa foi realizada entre 29 de junho e 4 de julho.
Do restante, 14% consideram que o jornal tem uma tendência. Os demais (13%) disseram que não sabiam responder à questão.
Dentre aqueles que vêem na Folha algum tipo de preferência por um clube, a maioria absoluta, 76% (10,6% do total), enxerga uma tendência pró-Corinthians.
Em segundo lugar, estão os que acham que o jornal prefere o Palmeiras: 17% (2,4% do total). Para 5% (0,7% do total), o jornal tem tendência pró-São Paulo.
Segundo o Datafolha, o Corinthians é o clube preferido não só entre os assinantes como entre a população paulistana em geral, mas em níveis diferentes.
Dos 918 assinantes ouvidos, 29% são corintianos, oito pontos percentuais a menos do que entre os habitantes da capital paulista, comparando a pesquisa feita há uma semana com uma outra realizada 14 meses antes.
Na última pesquisa, os assinantes da Folha deram nota média 7,4 para o caderno Esporte.
De 603 assinantes que avaliaram o caderno, a nota mais citada foi 8, que recebeu 210 indicações (34,83%). O caderno foi aprovado (nota 5 ou mais) por 566 assinantes, que equivalem a 93,9% do total. Das 32 notas abaixo de cinco, 13 ficaram abaixo de quatro.
Também foram registradas 73 notas dez e três notas zero.
A pesquisa revelou também uma tendência de mudança na preferência clubística dentro das famílias dos assinantes.
Comparando a preferência somada dos assinantes e seus cônjuges com a de seus filhos, o clube que apresenta maior variação positiva é o São Paulo, que tem 21,4% no primeiro grupo e 30,8% no segundo. A média é de 25%.
O Corinthians lidera nos dois grupos (26,5% e 34,3%, respectivamente) e também apresenta tendência de crescimento. Unindo os grupos, 30% dos assinantes e seu familiares são corintianos.
A preferência pelo Santos, que está há 15 anos sem vencer um título paulista ou brasileiro, mostra uma tendência de redução.
Entre os assinantes e seus cônjuges, 7% torcem pelo Santos.
Entre os filhos, a porcentagem é de apenas 3,8%.
A maioria dos leitores ouvidos pelo Datafolha acha também que a Folha dedica um espaço adequado ao caderno Esporte. Nos cinco dias da pesquisa, a parcela de entrevistados que respondeu assim variou entre 66% e 78%. A média é de 72%.
Dos que não concordam, os que pedem mais espaço (24%) superam os que pedem menos (3%).


Texto Anterior: Sissi integra a "seleção ideal'
Próximo Texto: Grande São Paulo é o universo da pesquisa
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.