São Paulo, terça-feira, 10 de agosto de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tapa-buraco

Sem nome de consenso para substituir o demitido Ricardo Gomes, São Paulo busca ganhar tempo e anuncia Sérgio Baresi, da equipe sub-20, como treinador provisório

DE SÃO PAULO

O São Paulo já tem um novo treinador. Mas ainda interino: Sérgio Baresi, técnico da equipe sub-20 do clube, substitui Milton Cruz e assume o comando do time.
Entretanto Baresi, 37, campeão da Copa São Paulo de juniores deste ano, ainda é um técnico-tampão, já que os dirigentes continuam a buscar um substituto para Ricardo Gomes, dispensado na semana passada depois da eliminação são-paulina na Taça Libertadores.
Com a escolha de Baresi, o objetivo da diretoria do time tricolor é ter mais tempo para contratar um técnico mais experiente. Os dirigentes reclamam da falta de opções no mercado e das pesadas multas rescisórias que seguram os alvos preferidos do São Paulo em seus clubes.
"Os nomes mais qualificados estão com contrato. Agora vamos poder planejar o que é melhor para o São Paulo", disse o diretor de futebol João Paulo de Jesus Lopes.
A preferência é por um nome de impacto, já experiente e com títulos, que possa tirar os jogadores do estado de acomodação em que se encontram, de acordo com diagnóstico dos dirigentes.
Os preferidos são Abel Braga e Paulo Autuori. Porém o clube não quer pagar multa rescisória para contratar seu novo treinador, o que afasta neste momento os dois técnicos da equipe do Morumbi.
Tanto Abel como Autuori, que atualmente dirigem times dos Emirados Árabes Unidos, têm multas rescisórias milionárias que os seguram no futebol árabe.
A mesma situação vive Vanderlei Luxemburgo. A diretoria são-paulina já não vê como um impedimento o fato de o treinador atuar como "manager" nos clubes, interferindo inclusive em contratações. O problema mesmo é a alta quantia que o São Paulo terá de pagar caso Luxemburgo deixe o Atlético-MG.
"A multa rescisória dele é milionária, o que nos desencoraja a pensar a respeito", disse o vice de futebol Carlos Augusto de Barros e Silva, ontem, ao "Arena Sportv".
A outra alternativa do São Paulo é apostar em nomes ainda não consagrados, como aconteceu em 2009, quando Ricardo Gomes substituiu Muricy Ramalho.
Nesse caso, surgem diversos candidatos, como Silas, Sérgio Soares, Leonardo e Dunga, que, há duas semanas, foi alvo de rumores de que havia sido convidado para ser técnico do São Paulo.
Desses, apenas Sérgio Soares, treinador do Santo André, está empregado. Mas já declarou que, se for convidado a assumir o São Paulo, deixará a equipe do ABC.
Porém, após a experiência fracassada de Ricardo Gomes, uma aposta semelhante é considerada arriscada.
Por isso, Juvenal Juvêncio optou por uma opção caseira e efetivou Baresi, que, hoje de manhã, será apresentado oficialmente e comandará seu primeiro treino com o time no CT da Barra Funda. Assim, o presidente terá tempo para escolher o verdadeiro novo técnico do São Paulo.


Texto Anterior: Enzo Palladini: Para esquecer a Copa
Próximo Texto: Operado, Alex Silva vira baixa por um mês
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.