São Paulo, sábado, 10 de setembro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Itália desafia favoritismo da Red Bull

F-1
Equipe tenta se dar bem em Monza, onde sempre decepcionou


TATIANA CUNHA
ENVIADA ESPECIAL A MONZA

Até aqui, foi relativamente fácil para a Red Bull. Dona das 12 poles desta temporada, a atual campeã mundial terá hoje, porém, que enfrentar um de seus pontos fracos.
A partir das 9h (de Brasília), no treino que define o grid de largada para o GP da Itália, a equipe tenta pôr fim a uma marca negativa que a persegue desde o seu primeiro GP em Monza, em 2005.
Em seis edições da prova, nunca um piloto do time conseguiu se classificar na primeira fila no tradicional circuito italiano. Mais. A Red Bull jamais venceu, nem ao menos foi ao pódio, na Itália.
É a pista do calendário em que a equipe austríaca tem seu pior desempenho -sem considerar Índia, que ainda não estreou, e Coreia, que teve só uma edição disputada.
Justamente por isso, tanto Sebastian Vettel como Mark Webber, líder e vice-líder do Mundial, separados por 92 pontos, dizem que, apesar de terem dominado o campeonato com relativa tranquilidade, neste final de semana o favoritismo não é deles.
"Já nos demos mal nesta pista no passado", disse Vettel, que ironicamente conseguiu sua primeira vitória na F-1 em Monza, mas como piloto da Toro Rosso, em 2008.
"O traçado deste circuito não nos favorece. São muitas retas, e não há muitas curvas de alta velocidade. Nos últimos dois anos, não fomos competitivos como queríamos. Por isso, não acho que somos favoritos", completou.
No ano passado, foi em Monza que a Red Bull teve seu pior desempenho em classificações. Vettel, que largou em sexto, também teve na Itália sua pior posição de saída.
Webber, responsável pelo melhor posto de largada do time na Itália -um terceiro lugar em 2008-, concorda. E acredita que a Ferrari e a McLaren devem estar mais fortes do que no resto do ano.
"Depois de Spa, onde não esperávamos muito e conseguimos fazer uma dobradinha, ganhamos um pouco mais de confiança de que talvez a gente vá melhor em Monza do que esperaria", declarou o piloto australiano.
"Neste ano, as coisas têm sido um pouco diferentes. Fomos derrotados em pistas que deveríamos ser superiores, como Silverstone, então vamos torcer para que isso se repita neste final de semana e que sejamos competitivos."

NA TV
Treino de classificação do GP da Itália
9h Globo




Texto Anterior: 'Desde o Mundial, falamos desse dia', diz Magnano
Próximo Texto: Desempenho em treino livre anima Hamilton
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.