São Paulo, Domingo, 10 de Outubro de 1999
Próximo Texto | Índice

FUTEBOL
Time começa 2 a 0 atrás, mas empata com Roberto Carlos e Cafu
Laterais marcam e salvam o Brasil de derrota na Holanda

do enviado a Amsterdã

O atacante Ronaldo anunciou em Amsterdã sua candidatura a um dos três lugares reservados para os atletas com mais de 23 anos na equipe que estará nos Jogos Olímpicos de Sydney, na Austrália, em setembro de 2000.
O amistoso contra a Holanda, marcado para a tarde de ontem, era o penúltimo teste da seleção principal em 1999.
O treinador Wanderley Luxemburgo terá apenas mais um jogo, contra a Espanha ou a Austrália, em novembro, para definir os veteranos que fecham o ano como favoritos à vaga olímpica.
""Eu quero jogar sempre pela seleção brasileira. Pode ser amistoso no Japão, torneio Pré-Olímpico, não importa. Se o Campeonato Italiano estivesse parado, adoraria jogar até o amistoso de novembro", declarou o jogador da Internazionale de Milão.
""Conquistar a medalha de ouro olímpica é um dos meus principais objetivos, só abaixo da Copa do Mundo", completou o atacante, que estava na equipe que foi bronze em Atlanta-96.
A equipe brasileira vai jogar por uma vaga em Sydney no Pré-Olímpico, em janeiro, no Paraná. Na ocasião, porém, só poderão atuar atletas com menos de 23 anos. Apenas os dois primeiros colocados do classificatório sul-americano vão à Olimpíada.
Além de Ronaldo, outros três ""veteranos" aparecem neste final de ano com grandes chances de estar na equipe olímpica: o meia-atacante Rivaldo, favorito na eleição de melhor do mundo de 1999 pela Fifa, o lateral Cafu, capitão da seleção principal, e o zagueiro Antônio Carlos, um "azarão".
""Existe uma carência de jogadores em algumas posições na seleção brasileira. Pela minha experiência, acho que posso ser muito útil para a equipe nos Jogos Olímpicos", disse o defensor brasileiro.
Para ""garimpar" novos talentos para a zaga brasileira, Luxemburgo e o consultor técnico Candinho deixam hoje a Holanda e embarcam para a Espanha, onde irão acompanhar na quarta-feira o jogo entre Barcelona e Real Madrid, pelo Campeonato Espanhol.
O zagueiro Júlio César, 21, da equipe madrileno, será o ""alvo" da observação. ""Ninguém é titular do Real Madrid sem ter qualidades", afirmou Candinho.
""Ele é muito forte e técnico, além de jogar com muita seriedade, apesar da pouca idade", disse o atacante Sávio, companheiro do zagueiro na equipe espanhola.
Inicialmente, Júlio César deverá ser convocado para defender a seleção nacional sub-23 em amistosos em novembro (Austrália ou Espanha) e em dezembro (Paraguai). (ALEXANDRE GIMENEZ)


Próximo Texto: Sinusite afasta holandês
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.