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HANDEBOL
Patrocinado por padaria, time de Santo André premia seus torcedores com doces ou salgados
Equipe chama torcida com brigadeiros
da Reportagem Local
O time de handebol feminino de
Santo André, do ABC paulista,
tenta incentivar o público a ir a
seus jogos no Campeonato Brasileiro com pudins e coxinhas.
Um de seus patrocinadores, a
padaria Brasileira (o outro é o colégio Arbos), está distribuindo
panfletos que, ao serem carimbados no ginásio, podem ser trocados por doces ou salgados.
A novidade é válida apenas para
as partidas disputadas na cidade.
É lá que estão localizadas as cinco
unidades da padaria.
As jogadoras tornaram-se atrações: após o último jogo do time,
além delas e dos torcedores, até as
atletas adversárias e sua comissão
técnica dirigiram-se à padaria para aproveitar a promoção e jantar.
Sem o apoio de grandes empresas, o time, que tem oito jogadoras com passagem por versões de
seleções brasileiras (Gabriela Lino
e Kléa Oliveira integram a seleção
juvenil que disputou o Mundial,
em julho), adota o marketing regional, em que seus patrocinadores, médias empresas locais, encarregam-se de atrair público.
Para demonstrar o caráter ""familiar" do relacionamento do time com os patrocinadores, basta
citar que o técnico, Rubens Piazza, e a armadora Juliane Baldin
trabalharam como, respectivamente, professor de educação física e estagiária no colégio Arbos.
Os laços de Piazza, que antes de
ser promovido à condição de técnico neste ano era o preparador
físico da equipe, com o colégio
exerceram importante papel para
que a instituição educacional passasse a auxiliar o time, o que vem
acontecendo há quatro anos.
Ao patrocinar o time na Liga
Nacional feminina, os proprietários da padaria Brasileira têm como objetivo tornar sua rede de lojas mais conhecida entre o público jovem, justamente aquele que
prestigia as partidas.
Entre outubro e janeiro, a padaria vai destinar R$ 12 mil em patrocínio ao time.
Segundo Afonso Júnior, que
treinou basquete na Pirelli e é um
dos sócios do comércio, a promoção de doces e salgados apresenta
mão dupla.
""Nossos clientes habituais querem carimbar os vales e prestigiam as partidas. O público nos
ginásios ganha os vales e conhece
nossas padarias, onde acabam
consumindo mais alguma coisa
para acompanhar os brindes."
A padaria já teve oportunidade
de colocar em prática duas promoções. Primeiro, quem teve o
panfleto carimbado teve direito a
um salgadinho.
Depois, os torcedores que assistiram a partida contra o time de
Osasco tiveram direito a um desconto na compra de qualquer
produto feito de banana.
Segundo Afonso Júnior, a primeira promoção teve melhor receptividade: foram distribuídos 11
mil panfletos, e cerca de cem pessoas retornaram à padaria.
""A segunda não teve uma resposta tão positiva. Devemos
abandonar os descontos e retornar à fórmula dos brindes."
Agora, a padaria está direcionando suas promoções de acordo
com o calendário da equipe: planeja ""casar" os lançamentos de
seus produtos com os jogos.
É o que vai acontecer na partida
do próximo dia 22, quando o vale
brinde dará direito a um produto
de sua nova linha diet.
O coordenador do time, Moesy
Aguiar, crê que o fato de as partidas da Liga Nacional serem transmitidas por uma emissora de TV
a cabo torna atrativo o patrocínio
às equipes de handebol, embora a
modalidade não seja uma das
mais populares no país.
""Apesar de os jogos passem na
TV a cabo, que ainda tem um público restrito, essa exposição na
mídia acaba compensando para
as médias empresas."
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