São Paulo, Domingo, 10 de Outubro de 1999
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HANDEBOL
Patrocinado por padaria, time de Santo André premia seus torcedores com doces ou salgados
Equipe chama torcida com brigadeiros

da Reportagem Local

O time de handebol feminino de Santo André, do ABC paulista, tenta incentivar o público a ir a seus jogos no Campeonato Brasileiro com pudins e coxinhas.
Um de seus patrocinadores, a padaria Brasileira (o outro é o colégio Arbos), está distribuindo panfletos que, ao serem carimbados no ginásio, podem ser trocados por doces ou salgados.
A novidade é válida apenas para as partidas disputadas na cidade. É lá que estão localizadas as cinco unidades da padaria.
As jogadoras tornaram-se atrações: após o último jogo do time, além delas e dos torcedores, até as atletas adversárias e sua comissão técnica dirigiram-se à padaria para aproveitar a promoção e jantar.
Sem o apoio de grandes empresas, o time, que tem oito jogadoras com passagem por versões de seleções brasileiras (Gabriela Lino e Kléa Oliveira integram a seleção juvenil que disputou o Mundial, em julho), adota o marketing regional, em que seus patrocinadores, médias empresas locais, encarregam-se de atrair público.
Para demonstrar o caráter ""familiar" do relacionamento do time com os patrocinadores, basta citar que o técnico, Rubens Piazza, e a armadora Juliane Baldin trabalharam como, respectivamente, professor de educação física e estagiária no colégio Arbos.
Os laços de Piazza, que antes de ser promovido à condição de técnico neste ano era o preparador físico da equipe, com o colégio exerceram importante papel para que a instituição educacional passasse a auxiliar o time, o que vem acontecendo há quatro anos.
Ao patrocinar o time na Liga Nacional feminina, os proprietários da padaria Brasileira têm como objetivo tornar sua rede de lojas mais conhecida entre o público jovem, justamente aquele que prestigia as partidas.
Entre outubro e janeiro, a padaria vai destinar R$ 12 mil em patrocínio ao time.
Segundo Afonso Júnior, que treinou basquete na Pirelli e é um dos sócios do comércio, a promoção de doces e salgados apresenta mão dupla.
""Nossos clientes habituais querem carimbar os vales e prestigiam as partidas. O público nos ginásios ganha os vales e conhece nossas padarias, onde acabam consumindo mais alguma coisa para acompanhar os brindes."
A padaria já teve oportunidade de colocar em prática duas promoções. Primeiro, quem teve o panfleto carimbado teve direito a um salgadinho.
Depois, os torcedores que assistiram a partida contra o time de Osasco tiveram direito a um desconto na compra de qualquer produto feito de banana.
Segundo Afonso Júnior, a primeira promoção teve melhor receptividade: foram distribuídos 11 mil panfletos, e cerca de cem pessoas retornaram à padaria.
""A segunda não teve uma resposta tão positiva. Devemos abandonar os descontos e retornar à fórmula dos brindes."
Agora, a padaria está direcionando suas promoções de acordo com o calendário da equipe: planeja ""casar" os lançamentos de seus produtos com os jogos.
É o que vai acontecer na partida do próximo dia 22, quando o vale brinde dará direito a um produto de sua nova linha diet.
O coordenador do time, Moesy Aguiar, crê que o fato de as partidas da Liga Nacional serem transmitidas por uma emissora de TV a cabo torna atrativo o patrocínio às equipes de handebol, embora a modalidade não seja uma das mais populares no país.
""Apesar de os jogos passem na TV a cabo, que ainda tem um público restrito, essa exposição na mídia acaba compensando para as médias empresas."



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