São Paulo, quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

memória

Poderoso na década de 40, rival vive jejum

DA REPORTAGEM LOCAL

Clube que mais venceu o Campeonato Colombiano, o Millonarios de Bogotá vive um jejum de títulos desde 2001, quando venceu a Copa Merconorte. E, no seu passado mais glorioso, ostenta uma rixa com a Fifa.
No fim dos anos 40, o time era um dos mais fortes de uma liga pirata nacional desvinculada da entidade mundial -período chamado de "Eldorado" pelos locais.
Tudo porque a Associação Colombiana de Futebol, reconhecida pela Fifa, cobrava taxas de 5% a 10% para que os clubes de diferentes Províncias se enfrentassem, confinando-os em taças das federações departamentais -o equivalente no Brasil aos campeonatos estaduais.
Em 1949, o Millonarios contratou argentinos como Pedernera, Rossi e o lendário Di Stéfano. Com eles, o clube viajou o mundo, dando espetáculo e levando o Real Madrid a contratar Di Stéfano.
Depois, em 1951, a Colômbia seria suspensa por contratatação de estrangeiros sem seguir as regras internacionais do passe. (JT E MDA)


Texto Anterior: Sem 4 titulares, Muricy encara velho conhecido
Próximo Texto: Vasco: Time de Celso Roth pega o América no México
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.