São Paulo, quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Corinthians elege Andrés presidente

Ex-aliado de Alberto Dualib e da MSI vence a eleição para exercer mandato-tampão no clube até fevereiro de 2009

Novo mandatário é eleito com 175 votos, 17 a mais do que Paulo Garcia, o segundo colocado; Osmar Stábile recebeu somente 14 votos

Danilo Verpa/Folha Imagem
Andrés Sanches, 43, comemora no Parque São Jorge após ser eleito presidente do Corinthians, com 175 votos, na noite de ontem


EDUARDO ARRUDA
PAULO GALDIERI
DA REPORTAGEM LOCAL

A era Alberto Dualib no Corinthians está oficialmente encerrada. A eleição realizada ontem no Parque São Jorge apontou Andrés Sanches como o novo presidente do clube.
Mandatário corintiano até fevereiro de 2009, Andrés foi eleito com 175 votos e bateu outros dois candidatos. Paulo Garcia teve 158 votos. Osmar Stábile, 14. Estiveram presentes na eleição 350 conselheiros.
Clodomil Orsi, presidente interino, o vice Wilson Bento e seu filho Wilson Bento Jr. votaram em branco, alegando querer demonstrar imparcialidade por terem sido os administradores do clube alvinegro após a renúncia de Dualib até ontem.
"Quero democracia no Corinthians", declarou o novo presidente após o triunfo.
A vitória de Andrés começou a ser celebrada próximo das 22h, quando ainda havia uma urna para ser apurada. Imediatamente após o triunfo, o empresário de 43 anos e conselheiro vitalício corintiano desde 2002 foi carregado nos ombros por seus apoiadores.
"Pra frente, pra frente, Andrés presidente", cantavam, ao som do hino do clube, dentro do salão nobre, onde houve o pleito que o elegeu.
Durante a eleição, aliás, o ex-presidente e o ex-vice Nesi Curi procuraram ficar informados do que ocorria, apesar de optarem por não comparecer.
Os dois, que pediram votos para Andrés na campanha, ligavam a toda hora para conselheiros para serem atualizados sobre o andamento da eleição.
A vitória com diferença de 17 votos a favor de Andrés, no entanto, foi considerada apertada. Somados, os votos de Paulo Garcia, Osmar Stábile e mais os três brancos totalizam exatamente os mesmos 175 obtidos pelo novo presidente.
A expectativa antes da eleição era que ele venceria a eleição com pelo menos 25 votos de vantagem sobre Garcia.
Andrés precisará fazer uma boa articulação política para poder administrar o clube. Caso contrário, terá de enfrentar uma oposição numerosa.
Hoje ele deverá nomear os primeiros três vices de sua gestão: administrativo, jurídico e financeiro. Para este último cargo, o economista Luiz Paulo Rosemberg deverá ser nomeado. No início, ele terá auxílio de Emerson Piovezan, que vinha ocupando a função.
O primeiro sucessor de Dualib no Corinthians depois de 14 anos teve ligações com o antigo presidente, que hoje responde a processo na Justiça Federal por lavagem de dinheiro e formação de quadrilha. Ele foi defensor da parceria com a MSI e chegou a ocupar a vice-presidência de futebol durante o período em que a empresa despejou dinheiro no clube.


Texto Anterior: Clube tem suspeita sobre venda frustrada de Betão
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.