São Paulo, sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ferrari reforça alerta para evitar erros

DA ENVIADA A FUJI

Das 15 corridas já disputadas, só três passaram ilesas. Mas agora, faltando apenas três para o final do campeonato, todos na Ferrari sabem que qualquer erro pode lhes custar os Mundiais de Pilotos e Construtores.
Por isso, na madrugada de amanhã, a partir das 2h (de Brasília), quando ocorre o treino que define o grid do GP do Japão, o estado será de alerta máximo, concentração total. "A esta altura, cometer qualquer tipo de erro não é uma boa idéia", disse um bronzeado Felipe Massa, que passou os últimos dias com a família em uma ilha na Malásia, descansando.
"Mas é importante dizer que aqui [na Ferrari] nós ganhamos e perdemos como um time. Somos fortes, mas às vezes erros acontecem, embora neste ano tenham acontecido demais."
Para evitar mais complicações, a primeira e mais visível medida adotada pela escuderia italiana em Fuji foi o fim do pirulito eletrônico, que destruiu as chances de vitória de Massa em Cingapura e de ele assumir a ponta do campeonato.
"Acho que vamos usar o pirulito normal até o fim do ano", falou o brasileiro, que disse não ter sentido nada estranho durante seu pit em Cingapura, quando arrancou com mangueira e tudo depois de receber o sinal verde do mecânico.
Com sete pontos de desvantagem para Lewis Hamilton e 30 ainda em disputa, o brasileiro não depende só de seus resultados para ficar com o título.
A enorme quantidade de erros da equipe e dos pilotos ferraristas fica evidente se comparados os desempenhos das oito primeiras corridas do ano com os das sete seguintes.
Até o GP da França, a Ferrari havia feito 91 pontos. Depois, somou 43, três a menos do que Hamilton, sozinho, acumulou no período, melhorando a marca da primeira parte, quando fez 37 pontos. Massa fez o caminho inverso. Após ter assumido a ponta do Mundial em Magny-Cours, com 48 pontos, sua performance nas últimas sete provas só lhe rendeu 29.
Os primeiros treinos livres do GP do Japão foram ontem à noite, e Hamilton saiu na frente. Foi o mais rápido, seguido por Massa. Rubens Barrichello ficou em 16º lugar. (TC)

NA TV - Treino classificatório do GP do Japão
Globo, ao vivo, às 2h de amanhã



Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Desmentido: Lewis Hamilton nega ter se comparado a Ayrton Senna
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.