São Paulo, sábado, 10 de outubro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

COI ratifica Rogge para mais um mandato

LUCIANA COELHO
DE GENEBRA

O Comitê Olímpico Internacional ratificou o belga Jacques Rogge para um segundo mandato, de quatro anos, à frente da entidade. Rogge era candidato único e teve somente um voto contra entre os 89 válidos da sessão, que encerrou o congresso do COI em Copenhague. Houve ainda três abstenções.
O cirurgião ortopédico de 73 anos, que disputou três Olimpíadas como iatista e foi jogador de rúgbi, comanda o COI desde 2001, quando foram fixados limites ao mandato (oito anos com direito a uma reeleição para mais quatro).
Assumiu com um discurso de combate ao doping e modernização, embora o comitê ainda fique para trás no que diz respeito à disseminação de informação e novas tecnologias, por exemplo. Vangloria-se ainda de, sob seu mandato, ter quadruplicado as reservas do comitê -de US$ 105 milhões para US$ 400 milhões- e de ter distribuído parte dessa verba a comitês nacionais olímpicos.
Ao ser declarado reeleito ontem, Rogge prometeu melhorar a divisão de receitas, investir na formação dos esportistas desde a base e mitigar o abismo entre países desenvolvidos e em desenvolvimento, além de reduzir as diferenças nas categorias masculinas e femininas.
"Continuaremos a apoiar os comitês olímpicos nacionais e as federações internacionais e defenderemos a autonomia do esporte onde ela estiver ameaçada", afirmou o dirigente.
A força política de Rogge no grupo ficou clara com a escolha do Rio para os Jogos de 2016.
Simpático à candidatura carioca desde o início, embora não tenha se manifestado publicamente, o belga ganhou a disputa interna com o grupo ligado a seu antecessor, Juan Antonio Samaranch, cujo filho, Juan Antonio Samaranch Jr., pilotava a candidatura de Madri, derrotada pelo Rio na rodada final por 66 votos a 32.
Também ontem, o COI elegeu para mandatos de quatro anos dois novos vice-presidentes: o italiano Mario Pescante e Ser Miang Ng, de Cingapura.


Texto Anterior: Ícone: Tiger Woods vibra com inclusão
Próximo Texto: De cima: Chefe do COI tem vitória política
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.