São Paulo, sábado, 10 de outubro de 1998

Próximo Texto | Índice

FUTEBOL
Luxemburgo muda sistema de jogo para tentar melhorar equipe, que não vence há quatro jogos no Brasileiro
Corinthians usa líbero contra má fase

MARCELO DAMATO
da Reportagem Local

O técnico Wanderley Luxemburgo anunciou ontem mudanças no sistema tático para tentar tirar o Corinthians da má fase.
Nos últimos quatro jogos pelo Campeonato Brasileiro, todos em São Paulo, a equipe perdeu três e empatou um e caiu do primeiro para o terceiro lugar.
Nesta tarde, contra o Flamengo, no Maracanã, o Corinthians vai jogar com três zagueiros, utilizando Gamarra como líbero, abandonando a tradicional formação da equipe, o 4-4-2.
"Nós saímos na frente, mas os outros times encostaram em nós. E eu tenho que tentar alguma coisa para que a equipe evolua novamente", disse Luxemburgo após um treino coletivo de 21 minutos, o único que o time terá feito quando enfrentar o Flamengo.
É a segunda vez que o Corinthians vai atuar no 3-5-2 com Luxemburgo. A primeira foi contra o Racing, pela Copa Mercosul, que terminou com vitória argentina.
Pelo que o time mostrou no treino, ele deve atuar como a seleção da Argentina, na variante 3-4-1-2.
Vampeta, pela direita, e Silvinho serão os alas, e a dupla Gilmar e Rincón fará a proteção da defesa. O lateral-direito Rodrigo e o meia Ricardinho perderam lugar na equipe.
Caberá ao meia Marcelinho executar a ligação entre o meio-campo e o ataque, a exemplo do que fez Ariel Ortega na Copa da França. No ano passado, aliás, os dois disputaram posição no Valencia, da Espanha. "Sei que a Argentina joga assim, mas não me inspirei nela. O esquema é bem mais antigo."
Dos 11 jogadores, apenas o atacante Mirandinha será dispensado da obrigação de marcar. Mas terá que cercar os zagueiros adversários quando estiverem com a bola.
Apesar de ter parado o treino várias vezes para corrigir a colocação dos jogadores em campo, Luxemburgo disse que espera boa adaptação ao novo esquema. "O Vampeta jogou um ano e meio como ala no PSV, da Holanda. O Silvinho já foi como volante e sabe como é atuar no meio-campo. E o Gamarra foi o líbero da seleção paraguaia na Copa do Mundo da França."
Após o treino, o zagueiro corintiano afirmou que já atuou como líbero, mas não no último Mundial. "Quem jogava naquela posição não era eu, mas o Celso Ayala", corrigiu, referindo-se ao atual zagueiro do Betis, de Sevilha (ESP).
Luxemburgo afirmou que a mudança no sistema de jogo não é definitiva. "Se eu concluir que a equipe pode crescer com essa mudança, vou mantê-la. Mas se achar que não, volto para trás."
O técnico negou que tenha armado o time com o objetivo de segurar o principal jogador do Flamengo, Romário. Após um início irregular, o atacante atravessa um bom momento no Brasileiro. Nos últimos três jogos, marcou duas vezes em cada um.
Mas, no início do ano, o atacante mostrou, em jogos pela seleção brasileira, dificuldade para superar equipes que atuam com três zagueiros. Isso ficou especialmente claro nas partidas contra a Alemanha e a Argentina, as últimas de Romário pela seleção.
"Criei o esquema para o Corinthians e não pensando em qualquer jogador do adversário. O Romário é excelente, terá marcação forte, mas não será homem a homem", explicou o técnico.
˛


NA TV - Globo, exceto para o Rio, Bandeirantes, exceto Minas e Rio, e Premiere, ao vivo, às 16h





Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.