São Paulo, quinta-feira, 10 de novembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAIBA MAIS

Largura atinge o limite para jogos internacionais

DA REPORTAGEM LOCAL

Os 75 metros que o gramado do Parque Antarctica deverá passar a ter como largura a partir de janeiro é o máximo permitido pela Fifa para que seja possível a disputa de partidas internacionais.
A entidade que rege o futebol recomenda 100 m de comprimento e 64 m de largura como dimensões mínimas de um gramado que abrigará um jogo entre equipes de países diferentes. As medidas máximas são 110 m x 75 m -essas dimensões são utilizadas em vários estádios brasileiros, como o Morumbi e o Pacaembu.
Caso um campo não obedeça a esses parâmetros, não pode, por exemplo, ser palco de duelos da Libertadores.
Essa limitação foi o que norteou os dirigentes palmeirenses a alargar o gramado do Parque Antarctica apenas mais 2,5 m em cada uma das laterais, apesar de haver espaço para um aumento maior.
Para outras situações, entretanto, há menos rigidez. Segundo a regra 1 do futebol -que fala exatamente sobre as condições do campo de jogo-, qualquer gramado, artificial ou natural, que tenha no mínimo 90 m de comprimento e 45 de largura ou no máximo 120 m x 90 m, pode abrigar uma partida da modalidade mais popular do planeta. (PGA)


Texto Anterior: Palmeiras alarga campo para combater retranca
Próximo Texto: Memória: Lateral uruguaio motivou redução na década de 80
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.