São Paulo, sábado, 10 de novembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Xangai vê o pior Federer número um

Suíço é menos eficiente do que foi em anos anteriores, mas se mantém no topo sem precisar do Masters

FERNANDO ITOKAZU
DA REPORTAGEM LOCAL

Sede do Masters pelo terceiro ano consecutivo, Xangai vai testemunhar o final da pior temporada de Roger Federer como número um do mundo.
Mesmo com desempenho abaixo do apresentado nas últimas três temporadas, o suíço deixa evidente sua supremacia.
Ele assegurou o posto de número um ao término da temporada ainda em outubro, ao vencer o torneio em sua cidade natal e sem precisar dos dois grandes eventos ainda restantes: o Masters Series de Paris e o próprio Masters de Xangai.
Para efeito de comparação, Gustavo Kuerten só garantiu o lugar de honra em 2000 ao vencer a final do Masters, o último jogo da temporada da ATP.
Federer desembarcou em Xangai amargando oito derrotas na temporada, quase a mesma quantidade do que acumulou nas últimas duas (nove).
Assim, mesmo que vença as cinco possíveis partidas e conquiste o Masters pela quarta vez, Federer vai apresentar o pior desempenho desde que assumiu o topo do ranking.
Se conquistar o título de forma invicta, ele terá aproveitamento de 89,6% na temporada. Desde que se tornou líder do ranking, ele sempre apresentou números acima de 92%.
O número de troféus também sofreu uma redução: foram 12 no ano passado e 11 em 2005 e 2004. Agora, na China, luta para conquistar o oitavo.
Os números são fracos para Federer, mas são superiores aos de seus antecessores.
Desde 2000, quando o torneio com os oito melhores da temporada passou a ser chamado de Masters, o número um do mundo com melhor desempenho foi Lleyton Hewitt, com 81,6% de aproveitamento.
Enquanto espera o "pior" Federer entrar em quadra para encarar Nikolay Davydenko, Andy Roddick e Fernando Gonzalez -que juntos acumulam 34 derrotas em 35 jogos contra ele- no Grupo Vermelho, Xangai vê os duelos do Grupo Dourado. Na próxima madrugada, Rafael Nadal pega Richard Gasquet,e Novak Djokovic enfrenta David Ferrer.
Os tenistas se enfrentam dentro dos grupos e os dois melhores de cada um avançam às semifinais do torneio.


NA TV - Masters de Xangai Sportv 2, ao vivo, às 4h

Texto Anterior: F-1: Renault tenta se explicar e se complica maisq
Próximo Texto: Frase
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.