São Paulo, sábado, 10 de novembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fifa incha Mundial de futsal no país, e SP continua fora

Torneio que acontece no ano que vem terá a participação de 20 seleções, quatro a mais que o previsto inicialmente

Rio de Janeiro, Jaraguá do Sul e Brasília já foram pré-selecionadas para abrigar partidas, e final deve ser na arena multiuso

SÉRGIO RANGEL
DA SUCURSAL DO RIO

Nem mesmo o aumento no número de seleções que participarão do Mundial de futsal no Brasil, em 2008, fez com que São Paulo fosse incluída na lista de sedes da competição.
Em cerimônia ontem no Rio, a Fifa anunciou as três cidades pré-selecionadas para receber o Mundial: Rio de Janeiro, Brasília e Jaraguá do Sul (SC).
"Não teve outro jeito. Sabemos que tudo passa por São Paulo, mas nenhuma praça de esporte do Estado foi aprovada pela Fifa", disse o diretor-executivo do comitê organizador, Hideraldo Jorge Santana.
O dirigente disse que apenas o ginásio de Barueri foi avaliado pela entidade. Mesmo assim, foi reprovado por desobedecer várias normas técnicas. A arena tem capacidade para apenas 6.000 torcedores. A Fifa exige ginásios com capacidade mínima de 8.000 lugares.
"Temos que lamentar, mas o que podemos fazer? O Ibirapuera não tem nem a dimensão oficial para receber um evento da Fifa. Além disto, a lembrança das goteiras caindo nos torcedores [no Mundial de basquete feminino em 2006] ficou no mundo todo", disse Santana.
Na próxima semana, os dirigentes da Fifa vão encerrar as vistorias nas cidades selecionadas. Até o final do mês, a entidade vai anunciar oficialmente os locais de disputa da competição. ""Creio que todas serão aprovadas. Precisamos fazer apenas ajustes técnicos."
No total, 11 cidades brasileiras se candidataram para receber o evento, que terá a sua maior edição, com 20 seleções. Inicialmente seriam 16 times.
A final da competição deverá ser realizada na arena multiuso, construída no autódromo de Jacarepaguá para o Pan. O Mundial será disputado em outubro. Já o sorteio dos grupos deverá acontecer em agosto.
A seleção brasileira tentará reconquistar o título do torneio. A última vitória brasileira foi em 1996 na Espanha. Desde então, os espanhóis venceram as outras duas edições.
Segundo Santana, o Mundial foi orçado em R$ 19 milhões antes de a Fifa anunciar o aumento do número de participantes. "Os números não foram fechados, mas a conta deverá subir cerca de 30%."


Texto Anterior: Portugal: José Mourinho evita levar os filhos à escola
Próximo Texto: Futebol de areia: Brasil e França se enfrentam para definir 1º finalista
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.