São Paulo, quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

História diz que é o jogo mil do Brasil

SELEÇÃO
Sem contar os torneios restritivos, time alcança efeméride

RODRIGO BUENO

DE SÃO PAULO

O milésimo jogo da seleção de futebol mais famosa do mundo poderia, no imaginário popular, acontecer no Maracanã contra um poderoso rival, levar vários craques a campo e mobilizar o planeta.
Mas a histórica milésima partida da seleção principal do Brasil pode ser vista hoje, no Gabão, contra a pouco expressiva equipe local e com o time nacional desfalcado de astros como Neymar e Kaká.
A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) não inclui em suas precárias estatísticas partidas da seleção contra clubes e combinados. Assim, com base na lista de confrontos do site da entidade, o Brasil disputou só 871 partidas.
Isso não espelha bem a verdade da seleção brasileira, que atua regularmente desde 21 de julho de 1914 -2 a 0 no Exeter City, um clube inglês.
No www.rsssfbrasil.com/sel/national.htm, site que reúne o trabalho de diversos estatísticos e pesquisadores, há as fichas das 999 partidas do Brasil até hoje, desconsiderando ainda duelos de torneios restritivos (com limite de idade), como Jogos Olímpicos e Pan-Americanos.
Durante anos, a CBF pouco zelou pelas estatísticas da seleção. Duilio Martino, pesquisador já morto, sistematicamente corrigia dados da entidade que rege o futebol brasileiro, como número de jogos de atletas e da seleção, usando critérios históricos.
Os confrontos contra clubes e combinados são considerados não oficiais pela Fifa, mas fizeram grande parte da história da seleção, que já duelou contra times como Barcelona, Peñarol, River Plate e Corinthians, como bem lembrou Pelé anteontem -o Rei se lesionou contra o rival e quase não foi à Copa-58.
Mesmo na lista de confrontos oficiais que aparece no site da CBF, há um confronto contra a seleção da Fifa. Só a Argentina o Brasil enfrentou 96 vezes. Em 2013, haverá o centésimo jogo do clássico.
As partidas de seleções de base, como sub-20 e sub-17, não entram nas contas para o milésimo jogo. Alguns puristas em estatísticas contam até confrontos de Olimpíada e Pan, o que resulta em uma conta de mais de mil jogos.
Fato é que, hoje, a seleção brasileira principal entrará mesmo pela milésima vez em um campo para uma partida.


Texto Anterior: Gramado ruim cancela festa de político-boleiro
Próximo Texto: Palmeiras: Kleber sai, e clube já conta com prejuízo
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.