São Paulo, quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Astro globaliza time, dizem especialistas

CAROLINA ARAÚJO
DA REPORTAGEM LOCAL

Além de alavancar vendas de camisas número 9, a chegada de Ronaldo ao Corinthians pode ajudar o clube a enfrentar a crise financeira global.
É o que afirmam especialistas em marketing esportivo, a despeito da situação financeira ruim do Corinthians e de o clube ter aberto seus cofres para contar com o "Fenômeno" em meio ao momento de instabilidade da economia mundial.
Mas, segundo Amir Somoggi, da área de marketing e esporte da Casual Auditores, Ronaldo tem poder para atrair empresas internacionais como patrocinadoras do time alvinegro. "Em um período de incerteza econômica, esse é um diferencial fantástico para o clube", diz.
Com a vinda do atacante, Somoggi estima um aumento de 20% a 35% no faturamento do Corinthians em 2009, entre parcerias e ações tradicionais de promoção, como licenciamento de produtos.
E nem o temor quanto à recuperação física do atacante -que não joga desde fevereiro- assusta. "A performance de Ronaldo em campo não é o que importa. O que vai pagar a contratação é o marketing", acredita Renato Chvidelman, diretor da Arena Sports.
Fora a maior receita, os especialistas apostam que o clube alvinegro tem agora uma nova oportunidade para se tornar conhecido fora do país.
"Além de noticiar a contratação, a mídia internacional seguirá o Corinthians nos próximos meses, o que não acontece há alguns anos", disse Rafael Plastina, diretor de marketing da Informídia.
Será grande também o impacto na bilheteria dos estádios e na audiência dos jogos na TV, afirma Marco Aurélio Klein, professor de marketing esportivo da Fundação Getúlio Vargas. "Não há chance de erro [na contratação]. Vai beneficiar até os rivais, pois Ronaldo dará visibilidade inédita aos campeonatos que jogar", diz Klein.
Já a Traffic, empresa de marketing esportivo e parceira do Palmeiras, irritou-se quando questionada sobre a contratação do jogador pelo arqui-rival. "Não temos nada a ver com o Ronaldo, nada a ver com o Corinthians e nada a declarar sobre o assunto", disse a empresa, por meio de sua assessoria.


Texto Anterior: Análise: Contratação já atingiu vários objetivos
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.