São Paulo, quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL

Siga o mestre


Numa análise breve sobre os grupos da Copa, procurei ver com qual dos colunistas de futebol da Folha me "pareço"


RODRIGO BUENO
DA REPORTAGEM LOCAL

O GRANDE barato do caderno da Folha da Copa foram os palpites dos colunistas para os grupos. Couto, Juca, PVC, Torero, Tostão e Xico Sá são mestres e formam um time capaz de vencer e encantar em qualquer Mundial. Li as apostas de cada um e fiquei imaginando com qual mais eu pareço.
No Grupo A, sou Juca: França e Uruguai. Ele meteu fé na Celeste. A África do Sul, na minha modesta opinião, só tem chance se o apito falar mais alto do que as vuvuzelas.
O México, assim como a França, perdeu força em relação a 2006.
Mudando para o Grupo B, virei Couto e PVC: Argentina e Grécia.
Os gregos fazem o jogo tosco de 2004, mas tem mais recursos ofensivos do que no título europeu. A Nigéria não tem uma de suas melhores gerações e não conta nem de longe com o conjunto e a aplicação tática da Grécia. Não falo da Coreia do Sul porque ninguém a citou.
Quando o tema é Grupo C, sou todos menos Torero, que botou ficha na Eslovênia, que, para mim, é a mais fraca seleção europeia na Copa. A Inglaterra, minha favorita ao título, avança ao lado dos EUA.
No Grupo D, encarno Xico Sá (ou seu corvo Edgar). Coloco Gana na frente da Alemanha, e olha que a defesa da Sérvia é uma das melhores da Copa. Pesaram a camisa alemã e a base de Gana que viu placar enganoso contra o Brasil em 2006.
Sei que os seis mestres curtem a Holanda, admiram o bom futebol, mas nenhum torce para ela como eu. E digo: Camarões e Holanda.
Estou só nessa ordem no Grupo E.
A Laranja é pragmática hoje, pena, e tem alguns craques pouco confiáveis fisicamente. É que a Holanda nunca caiu em grupo em Copas...
No Grupo F, estou com a maioria de novo: Inglaterra e Paraguai. Só o corvo e Xico Sá não pensam assim.
Porém eu abraço a dupla com Costa do Marfim e Brasil no Grupo G.
Por fim, o H: Espanha e Suíça. Só eu não fui Chile. Se der Suíça, que vive fase melhor do que a de 2006, quando não foi vazada, não vou me gabar. Seguirei reverenciando os mestres. E, como agora, tentarei pegar um pouquinho de cada um.

SEGUI O BECKHAM
Brasil? "Será sempre o pior rival. Adoraria jogar o Mundial do Brasil, mas não sei se dará. Tenho negócios em Natal e fiquei feliz por ser cidade-sede. Será positivo para a minha academia." Henry? "É muito meu amigo, duro falar em punição para ele, que pode ser de semanas, meses. Não teve má intenção. Adoro a Irlanda, aconteceu." Faria gol com a mão? "Não seria justo."

SEGUI O GULLIT
Por que cortou as trancinhas que eram um ícone? "Fiquei maduro."

SEGUI O HIERRO
Por que a Espanha vai mal em Copas? "Azar, disputa de pênaltis..."

rodrigo.bueno@grupofolha.com.br


Texto Anterior: Corinthians: Time prioriza busca por mais um zagueiro
Próximo Texto: O que ver na TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.