São Paulo, terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

"Azarão", Messi é o melhor outra vez

PRÊMIO
Argentino desbanca "favorito" espanhol e vê Sneijder ficar em primeiro na escolha dos jornalistas


Fabrice Coffrini/France Presse
Messi e Marta com os troféus de melhor do mundo

RODRIGO BUENO
ENVIADO ESPECIAL A ZURIQUE

Na primeira eleição conjunta de Fifa e Bola de Ouro, não venceu quem decidiu a Copa do Mundo. Messi superou os companheiros de Barcelona Iniesta e Xavi e abriu a nova era do prêmio, embora já fosse oficialmente o melhor do mundo desde 2009.
O argentino recebeu 22,65% dos votos da eleição, ficando no final até bem à frente de Iniesta (17,36%) e Xavi (16,48%). Curiosamente, o holandês Sneijder teria vencido a Bola de Ouro na forma antiga, contando apenas os votos dos jornalistas.
Contando só a imprensa mundial, Sneijder teve 7,7% dos votos, contra 7,53% de Iniesta, 5,96% de Xavi e 4,38% de Messi. O que seria quarto colocado ficou com o troféu, e o que seria o melhor acabou até fora do pódio.
""É um orgulho voltar aqui, ainda mais com meus companheiros. É um momento histórico para o Barcelona", falou Messi, que chegou sem a pompa do ano retrasado.
A "Gazzetta dello Sport" havia apontado para a vitória de Iniesta, o que fez com que o triunfo de Messi fosse recebido com surpresa tanto na Espanha quanto na Argentina. Até Messi estranhou.
"Não esperava ganhar hoje [ontem]. É um dia especial para mim. Quero compartilhar o prêmio com todos os companheiros, com minha família, que sempre me apoiou, e com todos os barcelonistas e argentinos."
Ele admitiu que não fez um bom ano com a seleção, mas aguarda um 2011 ótimo com a equipe, por conta da Copa América em seu país.
"Foi um ano especial com o clube, mas lamentavelmente não consegui o Mundial que tanto queria, e justamente ganhou a Espanha. Em 2011, teremos a chance de ganhar coisas importantes com a Argentina", afirmou.
Iniesta também não seria um melhor do mundo sem crítica. Ele não teve a regularidade de Xavi na temporada e lutou contra contusão em momentos cruciais da Copa dos Campeões, quando a Inter de Sneijder triunfou.
A eleição do melhor de 2010 teve mais peso da Fifa do que da Bola de Ouro. Na unificação dos dois principais prêmios do futebol, capitães e técnicos de seleções (Fifa) e jornalistas (Bola de Ouro) definiram os melhores.
Os "boleiros" da Fifa responderam por 2/3 da votação, e os jornalistas consultados pela "France Football", a criadora da tradicional Bola de Ouro, tiveram um peso menor (1/3) na escolha final.
Messi não fez gol na Copa da África do Sul, mas anotou pelo Barcelona 58 vezes em 54 jogos no ano passado.
Iniesta foi eleito o melhor jogador da final da Copa do Mundo, fez o gol do título, mas não ficou entre os três melhores do Mundial. O uruguaio Forlán foi o Bola de Ouro na primeira Copa africana.


Texto Anterior: Painel FC
Próximo Texto: Frase
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.