São Paulo, terça-feira, 11 de abril de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MEMÓRIA

Dos 20 pioneiros, só restam quatro 100% presentes

DA REPORTAGEM LOCAL

A história do Campeonato Brasileiro não é tão antiga -começou em 1971. Mas restam poucos clubes que estiveram em todas as edições. Com a queda do Atlético-MG no ano passado, agora são apenas quatro times presentes em todas as edições: Cruzeiro, Internacional, Flamengo e Vasco. Esses dois últimos ficaram perto do descenso nas edições mais recentes da competição.
Grandes paulistas, como Corinthians e São Paulo, não têm 100% de participações por culpa do calendário. Em 1979, eles não tiveram datas para participar daquele Brasileiro.
Mas o grosso das 20 equipes que jogaram o Nacional de 1971 perdeu edições por culpa do rebaixamento. Fazem parte dessa lista boa parte dos fundadores do Clube dos 13, como Atlético-MG, Bahia, Botafogo, Fluminense, Grêmio e Palmeiras.
Alguns dos pioneiros do Nacional não têm lugar hoje nem na segunda divisão. É o que acontece com América-MG, América-RJ e Bahia.
A Série B, aliás, terá um refresco nesta temporada. Até o ano passado, seis clubes eram rebaixados. Na edição 2006, serão quatro. O número de promovidos vai dobrar, de dois para quatro. (KT E PC)


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Rebaixamento marca currículo de treinadores
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.