São Paulo, domingo, 11 de maio de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rivais pelo título europeu decidem hoje coroa inglesa

Pela 1ª vez desde 68, duas equipes, Chelsea e Manchester United, chegam empatadas em pontos à rodada derradeira

Com 17 gols a menos de saldo, time londrino recebe o Bolton torcendo para o Wigan roubar pontos da equipe de Cristiano Ronaldo


DA REPORTAGEM LOCAL

Dez dias antes de se enfrentarem na final da Copa dos Campeões, Chelsea e Manchester United disputam hoje o título do Campeonato Inglês.
Pela primeira vez desde 1968, duas equipes chegam à rodada final do certame doméstico empatadas em pontos (os postulantes às taças somam 84 pontos). Assim, seus adversários na jornada derradeira serão os fiéis da balança.
Coincidentemente, os rivais dos finalistas do principal torneio continental interclubes do mundo são times de menor expressão na Liga Inglesa.
Em Londres, o Chelsea recebe o Bolton, que chegou à última partida na 16ª posição. Já o Manchester United enfrenta o Wigan (13º colocado), fora.
Apesar da igualdade em pontos, a vantagem é da equipe de Tevez e Cristiano Ronaldo.
O Campeonato Inglês tem o saldo de gols como primeiro critério de desempate, e a agremiação de Manchester, que é detentora do título, leva 17 tentos de vantagem sobre os "Blues" (o placar no saldo de gols é de 56 a 39 em favor do time de Alex Ferguson).
Para Avram Grant, treinador do Chelsea, se seu time ficar sem o título a culpa não pode ser atribuída apenas ao fato de ter vencido 15 jogos em 37 rodadas pelo placar mínimo.
E ele invoca uma partida realizada há oito meses, quatro dias depois de ele substituir o português José Mourinho, para expor seu ponto de vista.
"Não quero voltar a isso, mas o que o juiz fez naquele jogo eu nunca tinha visto em minha vida. E já testemunhei algumas más decisões", afirmou ele, sobre a derrota para o Manchester United por 2 a 0 na casa do adversário.
Na ocasião, o Chelsea teve expulso o meio-campista John Obi Mikel no primeiro tempo. Depois, sofreu um gol de Tevez nos acréscimos da etapa inicial, o que gerou mais reclamações.
Do outro lado, o treinador também apimentou a rodada decisiva com declarações, principalmente depois de a motivação do Wigan ter sido questionada, uma vez que o time é comandado por Steve Bruce, ex-jogador do Manchester United.
"Ninguém fala nada do Bolton. Questionaram a integridade do Wigan, mas a diferença de atitudes é bastante interessante", observou Ferguson.
"Os jogadores do Wigan têm dito que querem vencer. Ambos os times [Wigan e Bolton] estão a salvo, relaxados e confiantes. Mas um deles [Bolton] pode festejar enquanto o outro está ligado para jogar com o Manchester", completou ele, sugerindo que os jogadores do rival do Chelsea na rodada final estão pensando nas férias, depois de festejarem a virtualmente assegurada permanência na elite durante a semana.
O desfecho será conhecido hoje, primeiro domingo em nove anos em que o título é decidido no último dia do torneio.


Com agências internacionais


NA TV - Wigan x Manchester United
TV Esporte Interativo e ESPN Brasil, ao vivo, às 11h



Texto Anterior: Corinthians festeja sua Série B
Próximo Texto: Frases
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.