São Paulo, domingo, 11 de julho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Em Olimpíadas, holandeses são bem superiores

DOS ENVIADOS A JOHANNESBURGO

Nos esportes em que existe muito dinheiro, a Espanha está hoje muito à frente da Holanda.
Mas, em termos olímpicos, os ibéricos, mesmo com mais que o dobro da população (são 40 milhões contra 16 milhões), ficam para trás, não apenas recentemente, mas em toda a história olímpica.
Na última Olimpíada, em Pequim, há dois anos, por exemplo, a Holanda terminou na 12ª posição no quadro de medalhas, com sete ouros em seis modalidades diferentes (remo, ciclismo, natação, polo aquático, hóquei na grama e hipismo).
Na mesma edição, os espanhóis ficaram em 14º, indo ao lugar mais alto do pódio cinco vezes em só quatro esportes (tênis, ciclismo, vela e canoagem).
E isso porque a Espanha, desde que foi indicada para abrigar os Jogos de 1992, em Barcelona, passou a investir maciçamente em diversas modalidades olímpicas.
Na história toda dos Jogos, os holandeses superam de longe seus rivais na decisão de hoje. Desde a primeira Olimpíada, em 1896, até hoje o país do norte da Europa acumula 71 medalhas de ouro, contra apenas 34 conquistas dos espanhóis. (MF E PC)


Texto Anterior: Superpoderosos
Próximo Texto: Juca Kfouri: Um final luminosa
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.