São Paulo, sexta-feira, 11 de agosto de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

ATLETISMO
Comitê cubano veta atuação de rival de Maurren Maggi nos Jogos de Sydney
O Comitê Olímpico Cubano vetou a participação da atleta Niurka Montalvo - atual campeã mundial do salto em distância- na delegação da Espanha na Olimpíada de Sydney.
A saltadora, 32, nascida em território cubano e naturalizada espanhola, buscava autorização para defender a equipe européia nos Jogos Olímpicos.
Segundo o Comitê Olímpico Espanhol, a atleta não poderá competir, pois não teria cumprido a norma 46 da Carta Olímpica -que exige a naturalização de atletas pelo menos três anos antes de competições olímpicas.
"Fomos informados de que uma atleta que já disputou torneios internacionais por um país só poderá defender outra nação na Olimpíada se forem cumpridos três anos de sua naturalização, a não ser que haja um acordo entre os comitês olímpicos", disse o presidente do Comitê Olímpico Espanhol, Alfredo Goyeneche.
A Iaaf (Federação Internacional de Atletismo) comunicou ontem que não tem poder para intervir no caso.
"Há um problema político, e não podemos interferir no assunto, já que se trata de uma regra internacional", disse o porta-voz da Iaaf, Giorgio Reineri.
Niurka ocupa atualmente a quarta colocação no ranking mundial do salto em distância e seria adversária direta da brasileira Maurren Higa Maggi na briga por medalhas em Sydney.
"Francamente, não esperava isso", declarou a atleta, casada com um espanhol desde 1998 e naturalizada no ano passado.
No Mundial de Sevilha-99, ela saltou 7,06 m e ganhou a medalha de ouro. Na ocasião, Maurren ficou em oitavo lugar, com a marca de 6,68 m. Segundo levantamento da Iaaf, a melhor marca obtida por Niurka Montalvo em 2000 foi 6,84 m. Maurren já conseguiu 6,93 m.
(DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS)


Texto Anterior: Schumacher e carro extra confirmam boa fase
Próximo Texto: Dirigente utiliza conta em seu nome, diz atleta
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.