São Paulo, sexta-feira, 11 de agosto de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Livro propõe mudanças no calendário do futebol

DO PAINEL FC

Na mesma onda -a de debates sobre os rumos do futebol brasileiro-, dois administradores de empresa do Rio escreveram um livro propondo mudanças específicas para o esporte.
Luis Filipe Chateaubriand e Ronaldo Ribeiro de Souza lançaram ""Futebol Brasileiro: Um Projeto de Calendário e Televisionamento" para reduzir a overdose de jogos no país.
A obra, que será analisada pelo Clube dos 13 e FGV-RJ, tem propostas interessantes, como a redução do número de participantes do Brasileiro -16 times na primeira divisão e 16 na segunda-, jogos em turno e returno, vencendo o clube que fizer o maior número de pontos.
Para dar ânimo ao torneio, os quatro últimos seriam rebaixados e os quatro primeiros iriam para a Mercosul, que ganharia maior importância -a Copa Libertadores seria decidida entre o campeão da Mercosul e o da Merconorte.
Outras sugestões, no entanto, podem causar estranheza. É o caso da saída para os estaduais, alvos, hoje, de muitas críticas.
A dupla sugere que os ""grandes" disputem torneios regionais. No final, o mais bem colocado entre Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo no Rio-SP, por exemplo, disputaria a final do Paulista contra o vencedor de um torneio entre oito equipes ""menores", entre elas a Lusa. Neste caso, entretanto, nunca haveria uma final no Paulista ou no Estadual do Rio entre dois ""grandes". (JCA)


Texto Anterior: + Esporte - Pense: Marketing esportivo começa a atrair mercado editorial do país
Próximo Texto: Futebol nacional: Dia-a-dia dos clubes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.