São Paulo, quarta-feira, 11 de agosto de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Retratos da intimidade, e de como é difícil fazê-los

TATIANA CUNHA
DA REPORTAGEM LOCAL

Foram mais de 40 dias, visitas a cinco cidades, centenas de telefonemas, mais de 70 rolos de filmes, 13 locações diferentes, 18 modelos posando por quase mil minutos, uma viagem de balsa e horas de táxi. A idéia parecia simples: retratar a intimidade de atletas olímpicos brasileiros. Para a tarefa, o escolhido foi o fotógrafo Bob Wolfenson, famoso pelo rigor técnico e por clicar famosos.
O desafio, porém, era grande. O primeiro passo seria conciliar as agendas de atletas na reta final da preparação para a competição mais importante de suas vidas à de um requisitado fotógrafo.
Além do pouco tempo, havia outra diferença. Acostumado a trabalhar com uma equipe de apoio, Wolfenson teria que fotografar sozinho. "Há pelo menos dez anos não fazia um trabalho como esse. Em uma viagem, estaria com uma equipe de pelo menos quatro pessoas", disse ele, durante uma sessão "solo" no Rio.
Mas as dificuldades reais aconteceriam depois. Um dos maiores problemas foi convencer atletas e patrocinadores de que as fotos teriam que ser "limpas", sem logos, bonés e camisetas promocionais.
"Tentei perseguir um jeito diferente de fotografar, queria uma coisa menos montada, que desse um aspecto de informalidade."
Graças à experiência de Wolfenson e à lábia conquistada após anos fazendo ensaios de mulheres, o fotógrafo convenceu uma atleta que havia passado mal à noite a posar para suas lentes.
E não foi o único caso. Aos poucos e com muita conversa, Wolfenson conseguia o que buscava em cada sessão. "Gostei mais de fotografar os homens. Eles se dispuseram mais que as mulheres."
O resultado do trabalho você acompanha neste espaço, a partir de amanhã, até o final dos Jogos.


Texto Anterior: Perfil: Nietzsche, piano e marketing esportivo fazem cabeça de trio
Próximo Texto: Fotografia e esporte se enlaçam desde os primeiros Jogos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.