São Paulo, segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Seleção feminina troca show por indisciplina e partidas amarradas

DO ENVIADO A SHENYANG

O time que já foi apontado como a redenção do bom futebol em seleções brasileiras é, na Olimpíada de Pequim, o campeão da falta de bons modos e um dos líderes do jogo com poucas emoções.
A seleção feminina, que joga amanhã, às 6h, por uma vaga nas quartas-de-final diante da Nigéria, em Pequim, é o time mais indisciplinado do torneio.
Segundo as estatísticas oficiais dos Jogos, o time de Marta é o mais faltoso, com 14 infrações por partida, contra uma média geral de 9,8.
Também é o recordista em cartões amarelos entre as 12 seleções que disputam o torneio olímpico. Soma quatro advertências desse tipo -a média por equipe na competição asiática não passa de 1,4.
O Brasil finalizou até agora apenas 15 vezes, a terceira menor marca. Desempenho que mais uma vez fica longe da média -são 23,1 conclusões até agora por equipe.
Assim, marcou apenas dois gols e fez jogos amarrados e aborrecidos contra Alemanha (empate sem gols na estréia da equipe) e Coréia do Norte (vitória por 2 a 1).
Para balançar as redes, ainda contou com a ajuda decisiva da goleira norte-coreana.
As jogadoras não escondem que o importante agora é vencer. "Claro que o primeiro objetivo é a classificação para a segunda fase. Mas queremos terminar em primeiro lugar no grupo, e é com esse espírito que vamos enfrentar a Nigéria", disse Marta, que afirmou ser difícil por enquanto repetir o "futebol maravilhoso" que, segundo a melhor jogadora do mundo, é a marca da equipe.
Para não depender de outros resultados, basta ao Brasil empatar com as nigerianas, que ainda não somaram pontos em dois jogos, para avançar às quartas-de-final.
Mas, mesmo que seja derrotado, o time tem boas chances de avançar, já que dois dos três grupos do torneio feminino olímpico de futebol também classificam o terceiro colocado à fase de mata-mata.
Depois de fazer os dois primeiros jogos na cidade de Shenyang, onde dividiu o mesmo hotel com o time masculino, a equipe feminina viajou ontem para Pequim, onde se hospedou na Vila Olímpica.
Mas o primeiro dia na capital chinesa foi complicado. O treino previsto para a tarde de ontem foi cancelado por dois motivos. Um foi a forte chuva na cidade. O outro foi o atraso do caminhão que transportou o material de jogo.
A partida contra o time africano será realizada no Estádio dos Trabalhadores, o mesmo palco que receberá a final do torneio olímpico e onde o Brasil garantiu a vaga para Pequim em um playoff de apenas um jogo (repescagem) contra a seleção de Gana, ainda no primeiro semestre deste ano. (PC)


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Dunga defende as vitórias com placar suado
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.