São Paulo, domingo, 11 de setembro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Substância mais usada para tratar doença é doping

DE SÃO PAULO

Segundo o reumatologista Sérgio Bontempi Lanzotti, diretor do Instituto de Reumatologia e Doenças Osteoarticulares, a prednisona, que é um corticoide sintético, geralmente é a substância mais empregada no tratamento da síndrome de Sjögren.
"A droga, no entanto, não pode ser tomada por longos períodos porque tem efeitos colaterais graves, como osteoporose, catarata, inchaço facial, ganho de peso, perda de massa muscular, aterosclerose precoce e diabetes", afirmou o reumatologista.
Além dos efeitos colaterais, a substância também apresenta um problema específico para quem é atleta, pois está presente na lista da Wada (Agência Mundial Antidoping).
Seu uso tópico (como pomada) é permitido, porém injetá-la ou ingeri-la é proibido pela entidade.
Segundo Thomas Mattos de Paiva, especialista em legislação antidoping, Venus Williams poderá usar a prednisona caso comprove à Wada que não há outra substância como alternativa para o tratamento da síndrome.


Texto Anterior: Desfalque
Próximo Texto: Vantagem gigante
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.