São Paulo, sexta-feira, 11 de outubro de 2002

Texto Anterior | Índice

Êxodo leva revelações ao exterior

DA REPORTAGEM LOCAL

Os bons resultados obtidos pelo vôlei masculino do país na última temporada aumentaram o êxodo de selecionáveis para o exterior e levarão para fora do país dois dos maiores investimentos do técnico Bernardinho na seleção.
Quatro jogadores da seleção continuarão no exterior na próxima temporada. Os titulares Giba e Gustavo, no Ferrara, da Itália, e Nalbert, que volta ao italiano Macerata. Já o reserva Anderson continuará no NEC, do Japão.
Engrossarão a lista de "estrangeiros" na seleção o titular André Nascimento e o reserva Dante.
O oposto André Nascimento, 23, está de malas prontas para a Grécia, onde defenderá o Panathinaikos. Já o ponta Dante, 22, jogará pelo Modena no Italiano. Será a primeira vez que os dois jogadores atuarão fora do Brasil.
André Nascimento foi alçado à seleção com a chegada de Bernardinho. Em seu primeiro torneio importante, venceu a Liga Mundial-2001 e foi eleito o melhor atacante do torneio. O jogador é uma das maiores apostas do treinador.
Já Dante, com apenas 19 anos, chegou à seleção e jogou em Sydney-2000. Com atuações irregulares nos anos seguintes, perdeu espaço. Neste Mundial, por causa da lesão de Nalbert, foi titular nas três primeiras partidas.
A debandada dos selecionáveis começou a crescer após a conquista da Liga de 2001 -primeiro torneio importante do Brasil sob comando do novo treinador.
Quando iniciou seu trabalho, Bernardinho escolheu o Telemig-Minas para ser a base da equipe. Em 2001, André Nascimento, Giba, Henrique e Maurício defendiam o time mineiro. Completavam a seleção titular Liga daquele ano Nalbert (que ainda estava no Macerata), Gustavo (ex-Banespa) e o líbero Escadinha, que continua a jogar pelo Banespa.
Após a conquista do título, Giba e Gustavo foram contratados para jogar na Itália, e Nalbert decidiu se aventurar no Japão. (ML)



Texto Anterior: Bernardinho mantém escrita e faz nova final
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.