São Paulo, quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cartola quer Luxemburgo de manager

EDUARDO ARRUDA
PAULO GALDIERI
DA REPORTAGEM LOCAL

Um dos sonhos de Andrés Sanches como presidente do Corinthians tem nome e sobrenome: Vanderlei Luxemburgo. E o novo dirigente máximo do clube do Parque São Jorge deseja realizar também um sonho do treinador: o de ser, de fato, um manager em uma agremiação.
Nos planos de Andrés, Luxemburgo ocuparia o cargo de diretor-geral da chamada incubadora, plano para revelar atletas ao Corinthians.
O projeto conta com investimento de cotistas e, segundo idealizadores, será lançado na Bolsa de Valores e controlado pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários).
O modelo prevê parcerias com clubes do interior e de outros Estados, além de investimentos nas categorias de base do Parque São Jorge.
Como diretor, Luxemburgo teria a função de gerenciar toda a parte técnica da incubadora corintiana.
Recentemente, em entrevista à TV Bandeirantes, o técnico defendeu um novo modelo de gestão para as categorias de base nos clubes. Afirmou que os atletas não podem ir para o exterior antes dos 23 anos, precisam criar identidade maior com seus times e amadurecerem no país antes de serem negociados com equipes de fora.
Essa é também a visão pregada pelos atuais dirigentes corintianos. No projeto de Andrés, os lucros obtidos com a venda de atletas seriam distribuídos da seguinte forma: 51% para os cotistas e 49% para o clube.
Segundo a Folha apurou, algumas conversas já aconteceram entre Luxemburgo e Andrés. Anteontem, após ele ser eleito presidente do Corinthians, o técnico telefonou para cumprimentá-lo.
Na semana passada, Andrés prestigiou Luxemburgo no lançamento de seu instituto para a formação de técnicos, em São Paulo.
O treinador tem contrato com o Santos até o final do Brasileiro, e a relação entre ele e o presidente Marcelo Teixeira está desgastada.
Porém, com as boas chances de classificação do time do litoral para a Libertadores, os santistas já negociam para que Luxemburgo fique.
Ontem, em seu primeiro dia como presidente corintiano, Andrés teve conversa com os jogadores.
Cumprimentou, primeiro, Betão e disse que confia no time para sair da zona de rebaixamento. Depois, declarou que já está planejando o futebol para o próximo ano.
"Já iremos iniciar o planejamento para o próximo ano, mas já aviso que ninguém pode sonhar com grandes contratações. Será um time competitivo, mas dentro da realidade do Corinthians. Não podemos gastar o que não temos", afirmou o presidente, que cuidará do futebol até o fim do ano.
Ele, no entanto, não assegurou a permanência do técnico Nelsinho Baptista para a próxima temporada. E empossou Sérgio Alvarenga como vice jurídico, Raul Corrêa e Silva como vice financeiro e Roberto Andrade como vice administrativo.


Texto Anterior: Viabilizada, CPI deve começar em novembro
Próximo Texto: Santos: Volante pede atenção a meia palmeirense
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.