São Paulo, terça-feira, 11 de novembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VÔLEI

O desafio dos invictos


Florianópolis e Minas são os únicos entre os 12 times que ainda não perderam na Superliga masculina

CIDA SANTOS
COLUNISTA DA FOLHA

S Ó DOIS times estão invictos na Superliga masculina: Florianópolis e Minas. A próxima rodada, amanhã e na quinta-feira, vai definir os finalistas para a decisão da primeira etapa do torneio. As vagas ficam com as equipes que terminarem na liderança dos dois grupos.
Os atuais líderes, Florianópolis e Minas, têm jogos complicados na última rodada. O time catarinense, do levantador Bruno, fará o clássico estadual com o rival Joinville na quinta-feira. Já o Minas, de André Nascimento, vai enfrentar amanhã o Suzano, de Roberto Minuzzi.
O Florianópolis joga com muita velocidade e tem duas torres no meio da rede: Éder e Lucas. Os dois já foram convocados para a seleção: são rápidos no ataque e eficientes no bloqueio. Na última rodada, o time teve um teste difícil, mas passou ao derrubar o Betim, segundo colocado do Grupo A.
O Minas tem um levantador, o Rafinha, que lembra Ricardinho, pois é rápido e ousado. Para melhorar, tem passe 100% com Ezinho e o líbero Escadinha. Com um levantador veloz, o oposto André Nascimento, que bate bem bolas rápidas, dá show. Com a fórmula, o Minas passou na última rodada pelo São Bernardo, rival que o técnico mineiro comparou aos EUA, campeão olímpica. Mauro Grasso foi bem na comparação: como os americanos, o São Bernardo é disciplinado taticamente e tem um sistema defensivo forte.
O Suzano, próximo adversário do Minas, vai dar trabalho. Na final do Campeonato Paulista, derrotou o time mineiro. A equipe, segunda colocada do Grupo B, tem um saque poderoso, principalmente com o central Jardel, e também tem um bom levantador: Vinhedo.
O certo é que 6 das 12 equipes são bem competitivas: Florianópolis, Betim, Joinville, Minas, Suzano e São Bernardo. No feminino, três equipes estão bem acima das outras nove: Osasco, Rio e São Caetano.
Apesar disso, já tivemos surpresas no feminino: a vitória do Brusque sobre o São Caetano, de Fofão, Mari e Sheila, e o tropeço inexplicável do Osasco, de Paula Pequeno, Sassá, Carol e Thaísa, diante do Banespa.

PERGUNTINHAS
O atacante Giba responde a tudo no seu blog. Desde quanto tem de miopia (2,5 graus) até sobre seu filho, Patrick, de dois meses e que, segundo ele, "parece filho de lutador de sumô" de tão grande. A única questão que ele não responde é sobre Ricardinho. Diz só que não fala com ele desde o Pan do Rio-2007.

SELEÇÃO
No seu blog, Giba diz que seu contrato com o Odintsovo, na Rússia, vai até o final desta temporada e afirma que vai jogar a Liga Mundial. Já o levantador Marcelinho, em entrevista divulgada pela assessoria do Joinville, fala que por enquanto ainda não decidiu nada.

cidasan@uol.com.br



Texto Anterior: Joelho tira Nadal da decisão da Davis
Próximo Texto: José Roberto Torero: Tico e Teco e nova Série C
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.