São Paulo, quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sindicato faz elogios a São Januário

RAPHAEL GOMIDE
DA SUCURSAL DO RIO

O Sinaenco (Sindicato da Arquitetura e da Engenharia) avaliou os estádios do Rio e apontou São Januário, fundado em 1927, como o mais bem conservado do Brasil.
Na arena vascaína, são 50 os profissionais de manutenção. "Em nenhum lugar do Brasil tem tanto. O estádio surpreendeu porque é antigo", afirmou José Roberto Bernasconi, presidente do Sinaenco.
Ainda segundo a avaliação da entidade, os estádios do Rio estão "em condições avançadas" em relação aos demais.
Dos quatro melhores do Brasil, dois -Maracanã e Engenhão- estão situados na capital fluminense.
O Maracanã foi citado como exemplo de iluminação e de como separar as torcidas sem atrapalhar a visão do jogo nem pôr em risco o torcedor: com uma estrutura de policarbonato transparente.
Por outro lado, o estádio, que será a provável sede da final da Copa-2014, precisa se adequar às exigências da Fifa. Segundo o Sinaenco, os principais problemas para essa adaptação são o número insuficiente de vagas de estacionamento, o estado dos banheiros, os pontos cegos e a escassez de rampas de escoamento de pessoas.
Para Bernasconi, a Copa será uma grande oportunidade de o país renovar seus estádios. Em 2007, o Sinaenco apresentou um estudo no qual indicava que 80% dos estádios brasileiros precisavam de reformas estruturais.
"O sonho de 2014 é ter a maioria dos estádios renovada", disse Bernasconi.
Ele acrescentou que é necessário o Brasil investir em infra-estrutura urgentemente para não sofrer com atrasos e problemas na época da Copa.
"O tempo nesta altura já é limite. Já perdemos o ano de 2008. Os estádios são apenas 10%, 15% do investimento total. O restante diz respeito a melhorias de infra-estrutura. Já sabemos quais serão oito das sedes, mas nada foi feito em relação a portos, aeroportos, rodoviárias, sistema de transporte, como metrô, garantias do sistema de energia e telecomunicações. Não adianta ter estádios sem capacidade hoteleira", disse o presidente do Sinaenco.


Texto Anterior: Nova camisa: Eletrobras vai ser a patrocinadora do Vasco na série B
Próximo Texto: Santos: Diretoria admite que Márcio Fernandes não é única opção
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.