São Paulo, quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL

Avaliação


Se você fosse o proprietário do Chelsea, como classificaria até agora o trabalho de Luiz Felipe Scolari no estelar time?

RODRIGO BUENO
DA REPORTAGEM LOCAL

BOM , bom, ruim, bom, ruim, bom, ruim, bom, ruim. Essas foram as últimas nove avaliações que dei para o Chelsea de Felipão em seus últimos nove jogos. Nenhum ótimo desde o primeiro dia de novembro, quando pintou um 5 a 0 para cima do Sunderland, o que para muitos pode até não ter tanto valor.
São mais de 160 dias de trabalho para o técnico brasileiro no estelar clube londrino, bancado por Roman Abramovich. Não sei se o magnata russo faz uma avaliação desse tipo, por conceitos, como algumas empresas fazem com seus funcionários (a Folha avalia a cada bimestre os seus repórteres, por exemplo). Eu decidi brincar de dono do Chelsea.
Claro que não passa pela minha cabeça demitir o técnico brasileiro, mesmo com as críticas da imprensa e de parte da torcida. O time tem mostrado um futebol confuso, mas sofreu com contusões, e Felipão é um expert em mata-mata -foi sofrida, porém a classificação às oitavas da Copa dos Campeões veio, afinal. Só que a eliminação diante do Burnley em casa na Copa da Liga da Inglaterra foi em ""um mata".
Classifiquei como ruim esta partida no dia 12 de novembro porque sou bonzinho. O resultado foi péssimo, terrível. Na minha avaliação, só há ótimo, bom e ruim. E Felipão não conseguiu nunca fazer uma série de três jogos ótimos, bons ou ruins. Menos mal ou menos bom? Um problema sério é que os jogos ótimos foram sempre contra times fracos ou intermediários. Nos clássicos mais esperados da temporada, nenhuma vitória, mesmo com a vantagem de ser mandante.
A campanha toda registra 24 jogos, 15 vitórias, 5 empates e 4 derrotas. Na minha avaliação, são 9 partidas boas, 8 ótimas e 7 ruins.
Somando isso tudo, a campanha parece ser regular. É início de trabalho, isso tem que ser levado em conta. Mas início de trabalho num vice da Europa com elenco rico.
O embaçado 2 a 1 de anteontem no CFR Cluj? Achei bom, embora muitos tenham odiado. Não vejo mais aquele jogo bonito da estréia de Felipão, mas ele me avisou que não seria sempre assim. Confio.

ESPANHA X INGLATERRA
Quatro times espanhóis e quatro ingleses no mata-mata da Copa dos Campeões. Podemos ter Barcelona x Chelsea nas oitavas. Sou mais o regular Chelsea contra a máquina de gols do Barça. Podemos ter Real Madrid x Manchester United ou Liverpool. Mesmo com o ""copero" Juande Ramos no cargo, só dureza.

DROGBA X ANELKA
Drogba é ótimo. Anelka, com boa vontade, é bom. Felipão, em nome da família Scolari, coloca os dois quase no mesmo nível pelo discurso dado após o 2 a 1 no CFR Cluj.

RONALDO X HERRERA
Ronaldo é ótimo. Herrera é ruim.

rodrigo.bueno@grupofolha.com.br



Texto Anterior: Copa dos campeões: Arsenal perde e diminui mais a pompa dos clubes ingleses
Próximo Texto: O que ver na TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.