São Paulo, domingo, 12 de janeiro de 2003

Texto Anterior | Índice

TÊNIS

Brasileiro, que começou 2003 em 37º, ganhou ao menos 5 posições na lista da ATP após jogar na Nova Zelândia

Guga vai à final em Auckland e sobe no ranking de entradas

FERNANDO ITOKAZU
DA REPORTAGEM LOCAL

Com o objetivo declarado de voltar a ser top ten até a metade do ano, Gustavo Kuerten deu seus primeiros passos no Torneio de Auckland (Nova Zelândia).
O brasileiro, que iniciou a disputa na 37ª colocação no ranking de entradas, garantiu ao menos a 32ª colocação na lista da ATP.
Com pelo menos 1.020 pontos, Guga disputaria ontem à noite a final do torneio contra o eslovaco Dominik Hrbaty, 51º do ranking. Se vencesse, o brasileiro apareceria amanhã com 1.075 pontos, na 28ª colocação.
Com o Aberto da Austrália, Kuerten vai, na pior das hipóteses, manter seus pontos, já que em 2002 ele caiu logo na estréia no primeiro Grand Slam do ano.
Depois do Aberto da Austrália, Guga tem uma fase muito propícia para ascender no ranking.
Após a disputa da primeira rodada da Copa Davis, contra a Suécia, de 7 a 9 de fevereiro, Gustavo Kuerten deve iniciar a busca de seu objetivo no Torneio de Buenos Aires, cuja realização foi confirmada na semana passada.
Como foi operado após jogar na Argentina em 2002, a lista de pontos de Guga registra um buraco até o Torneio de Mallorca, em maio, quando voltou às quadras.
Parado, Guga zerou em três Masters Series (Indian Wells, Miami e Montecarlo), disputas que obrigatoriamente entram na contagem de pontos.
Até junho, em Wimbledon, onde atua como franco-atirador, já que se ausentou nos dois últimos anos, Kuerten tem apenas 355 pontos a defender.
Somente em Roland Garros, onde já foi campeão em três oportunidades, o brasileiro pode somar 850 pontos, já que tem 150 pontos referentes à eliminação nas oitavas-de-final de 2002.
Além da situação privilegiada, Kuerten vê seus adversários carregados de pontos que terão que defender até o fim do semestre.
O décimo no ranking, o americano Andy Roddick, por exemplo, tem 2.045 pontos, dos quais coloca em jogo 1.115 no período.

Veja o resultado de Guga no Torneio de Auckland no www.folha.com.br

Texto Anterior: Futebol - Tostão: Mistérios, previsões e acasos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.