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FUTEBOL
Time desiste de Pepsi e Siemens e estréia no torneio com uniforme à venda
Corinthians inicia Paulista com camisa sem patrocínio
DA REPORTAGEM LOCAL
O Corinthians vai estrear no
Campeonato Paulista, na próxima quarta-feira, contra o Mogi
Mirim, no Pacaembu, com a camisa sem patrocinadores.
O clube encerrou negociações
com Pepsi e Siemens para renovar
os contratos que venceram em
dezembro. Ainda ontem, a MSI,
parceira corintiana, enviou carta
para a fabricante de refrigerantes
comunicando que não tinha interesse em manter o acordo.
Será a primeira vez desde 1982,
quando foi aberta a era dos patrocínios nas camisas no Corinthians, que o time disputará um
campeonato relevante sem uma
logomarca abaixo do seu escudo.
Naquela época, o desbravador foi
a BomBril, que no ano seguinte
daria espaço à atacadista de papelaria Kalunga, a mais longeva patrocinadora da história do clube
-permaneceu de 1983 a 1994.
Tanto Pepsi quanto Siemens foram levadas ao Parque São Jorge
pela neta do presidente Alberto
Dualib, Carla Dualib, responsável
pela área de marketing do Corinthians, mas que perdeu poder
com a chegada do iraniano Kia
Joorabchian, o chefão da MSI.
As duas empresas demonstraram interesse em permanecer estampando suas marcas na camisa
corintiana, mas as ofertas que fizeram não seduziram Kia.
Integrantes da MSI informaram
a dirigentes do clube que o iraniano achou pouco o que foi oferecido pelos parceiros. Segundo esses
dirigentes, Pepsi e Siemens simplesmente acresceram a correção
monetária ao que haviam pago ao
Corinthians em 2004 -cerca de
R$ 8 milhões no caso da primeira
e R$ 2,5 milhões no da segunda.
Outros cartolas do clube, porém, atribuem o fracasso das negociações à crescente aversão de
Kia pela neta de Dualib.
Segundo os dirigentes mais alinhados com a MSI, a empresa
tem dito que não faz sentido pagar para associar uma marca a um
time estelar quase o mesmo que
foi desembolsado quando o elenco era mediano.
A aposta de Kia é que, ao ver em
campo uma equipe com Tevez,
Carlos Alberto, Sebastian Dominguez e outras das estrelas que a
parceria pretende contratar, os
potenciais patrocinadores ofereçam quantias vultosas para ocupar o lugar da Pepsi e da Siemens.
Consultada, a MSI apenas confirmou que as conversas estão encerradas e que o time entrará em
campo contra o Mogi Mirim com
a camisa sem logomarcas.
Carla Dualib, contatada no
meio da tarde, declarou que ainda
acreditava na possibilidade de os
patrocínios serem mantidos.
Apesar de os contratos com os
dois patrocinadores terem se encerrado em dezembro, o Corinthians disputou o seu jogo de estréia na Copa São Paulo de Juniores com as logomarcas da Pepsi e
da Siemens. Segundo a MSI, isso
aconteceu porque na ocasião a
possibilidade de renovação ainda
estava em negociação.
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