São Paulo, quarta-feira, 12 de janeiro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL

Time desiste de Pepsi e Siemens e estréia no torneio com uniforme à venda

Corinthians inicia Paulista com camisa sem patrocínio

DA REPORTAGEM LOCAL

O Corinthians vai estrear no Campeonato Paulista, na próxima quarta-feira, contra o Mogi Mirim, no Pacaembu, com a camisa sem patrocinadores.
O clube encerrou negociações com Pepsi e Siemens para renovar os contratos que venceram em dezembro. Ainda ontem, a MSI, parceira corintiana, enviou carta para a fabricante de refrigerantes comunicando que não tinha interesse em manter o acordo.
Será a primeira vez desde 1982, quando foi aberta a era dos patrocínios nas camisas no Corinthians, que o time disputará um campeonato relevante sem uma logomarca abaixo do seu escudo. Naquela época, o desbravador foi a BomBril, que no ano seguinte daria espaço à atacadista de papelaria Kalunga, a mais longeva patrocinadora da história do clube -permaneceu de 1983 a 1994.
Tanto Pepsi quanto Siemens foram levadas ao Parque São Jorge pela neta do presidente Alberto Dualib, Carla Dualib, responsável pela área de marketing do Corinthians, mas que perdeu poder com a chegada do iraniano Kia Joorabchian, o chefão da MSI.
As duas empresas demonstraram interesse em permanecer estampando suas marcas na camisa corintiana, mas as ofertas que fizeram não seduziram Kia.
Integrantes da MSI informaram a dirigentes do clube que o iraniano achou pouco o que foi oferecido pelos parceiros. Segundo esses dirigentes, Pepsi e Siemens simplesmente acresceram a correção monetária ao que haviam pago ao Corinthians em 2004 -cerca de R$ 8 milhões no caso da primeira e R$ 2,5 milhões no da segunda.
Outros cartolas do clube, porém, atribuem o fracasso das negociações à crescente aversão de Kia pela neta de Dualib.
Segundo os dirigentes mais alinhados com a MSI, a empresa tem dito que não faz sentido pagar para associar uma marca a um time estelar quase o mesmo que foi desembolsado quando o elenco era mediano.
A aposta de Kia é que, ao ver em campo uma equipe com Tevez, Carlos Alberto, Sebastian Dominguez e outras das estrelas que a parceria pretende contratar, os potenciais patrocinadores ofereçam quantias vultosas para ocupar o lugar da Pepsi e da Siemens.
Consultada, a MSI apenas confirmou que as conversas estão encerradas e que o time entrará em campo contra o Mogi Mirim com a camisa sem logomarcas.
Carla Dualib, contatada no meio da tarde, declarou que ainda acreditava na possibilidade de os patrocínios serem mantidos.
Apesar de os contratos com os dois patrocinadores terem se encerrado em dezembro, o Corinthians disputou o seu jogo de estréia na Copa São Paulo de Juniores com as logomarcas da Pepsi e da Siemens. Segundo a MSI, isso aconteceu porque na ocasião a possibilidade de renovação ainda estava em negociação.


Texto Anterior: O que ver na TV
Próximo Texto: Luizão acerta dívida, mas não volta ao clube
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.