São Paulo, terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pequenos apressam o jogo para superar os favoritos no Estadual

Guaratinguetá, que busca liderança hoje, é símbolo do estilo dos modestos

DA REPORTAGEM LOCAL

Tocar a bola com precisão pode até ser bonito, mas não dá bons resultados no Paulista-08.
Os dois pequenos que vêm se alternando na liderança -Ponte Preta e Guaratinguetá-, assim como Noroeste e Ituano, que estão entre os cinco primeiros, são, segundo atesta o Datafolha, adeptos de um estilo de muita correria, na contramão dos grandes, que "enrolam" muito com a posse de bola e penam para fazer gols e subir na classificação do torneio.
Na média, cada uma das quatro surpresas da competição troca 233 passes por jogo, abaixo dos 265 da média geral do campeonato como um todo e dos 300 dos quatro poderosos.
O Guaratinguetá, que pode retomar hoje o primeiro lugar da Ponte Preta com uma vitória diante do Rio Claro, na casa do adversário, faz apenas 192 passes por jogo, contra, por exemplo, 356, do São Paulo.
Os rankings de finalizações e gols marcados mostram que a tática dos pequenos é mais lucrativa, por enquanto.
Juntos, Ponte, Guaratinguetá, Noroeste e Ituano somam 53 gols. O grupo formado por Corinthians, Palmeiras, São Paulo e Santos tem só 37.
O Noroeste precisa trocar apenas 13 passes, em média, para finalizar uma vez.
Já o Palmeiras de Vanderlei Luxemburgo só consegue ameaçar a meta dos adversários depois de a bola passar por pés diferentes 20 vezes.
Para cada um dos 19 gols que marcou até agora, recorde do torneio até o momento, a Ponte Preta fez 101 passes. Na artilharia do São Paulo do badalado Adriano, essa relação é de 259 passes por tento anotado.
Os grandes ainda abusam dos lançamentos e cruzamentos. O primeiro item tem Corinthians, Santos e São Paulo entre os quatro que mais tentam a jogada. Nos cruzamentos para a área, São Paulo e Palmeiras são os líderes.
As surpresas do Estadual têm outro ponto estatístico bem diferente em relação aos grandes.
A média de faltas deles é maior -23 por jogo contra 20 dos poderosos. O Guaratinguetá é, de acordo com o Datafolha, o segundo time mais faltoso do Campeonato Paulista.
E até agora foi poupado pelos árbitros. O clube do Vale do Paraíba teve só um jogador expulso na competição.
Time mais leal da competição, o Santos de Emerson Leão já teve dois atletas advertidos com o cartão vermelho.


Texto Anterior: Santos: Time terá "gringos" na Colômbia
Próximo Texto: Futebol: Vasco não defende Romário em doping
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.