São Paulo, quarta-feira, 12 de março de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

memória

Nelson ganhou convite após título na F-3

DA ENVIADA A MELBOURNE

Nada de preparação especial ou milhares de quilômetros acumulados em testes.
A estréia de Nelson Piquet na F-1 aconteceu em 1978, ano em que venceu um Inglês de F-3 e foi vice no outro -ele acumulou 13 vitórias em 26 corridas.
Foi graças a essa performance que recebeu um convite para disputar o GP da Alemanha daquele ano pela Ensign, que não conseguiu fechar contrato com o piloto irlandês Derek Daly.
O desempenho de Piquet durante os treinos não foi brilhante, mas ele conseguiu classificar o carro, equipado com motor Cosworth, em 21º dos 24 que largaram em Hockenheim.
Na corrida, realizada no dia 30 de julho, Piquet vinha na 12ª colocação quando um problema no motor o fez abandonar a prova.
Apesar do resultado, a impressão deixada pelo piloto brasileiro de 25 anos lhe rendeu um outro convite, para disputar três corridas pela BS Fabrications.
Piquet abandonou os GPs da Áustria e da Holanda, mas conseguiu conquistar um nono lugar na Itália.
Mas foi o convite seguinte que selaria seu destino na F-1. Então chefe da Brabham, Bernie Ecclestone o chamou para disputar o GP do Canadá e lhe ofereceu um contrato para a temporada de 1979.
Foi pela equipe que ele ganhou seus dois primeiros títulos, em 1981 e 1983. O terceiro foi conquistado pela Williams, em 1987.0 (TC)

Texto Anterior: Equipe está longe da ponta, afirma Alonso
Próximo Texto: China diz que ar de Pequim será "aceitável" durante Olimpíada
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.